Home / Sociedade / Cultura / “Mercado Fora d’Horas” volta ao Mercado Municipal de Silves

“Mercado Fora d’Horas” volta ao Mercado Municipal de Silves

O “Mercado Fora d’Horas” volta a Silves, ao seu Mercado Municipal, no dia 5 de julho, entre as 18h30 e as 23h00.

O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Silves (com a coordenação de Alexandra Santos) e conta com o apoio da Câmara Municipal.

O destaque, como sempre, nesta iniciativa, vai para a tradição e nesta edição em particular para as que estão ligadas aos sons. Haverá conversas sobre os ditados, provérbios, adivinhas e expressões que refletem práticas culturais intemporais e que frequentemente abordam temas ligados à agricultura, à caça, à pesca, à comida e à bebida.

O programa previsto para o evento é o seguinte:

19h00 – Abertura
19h00-24h00 – Exposição dedicada à expressão oral popular sobre comida
19h00-22h00 – Zona vigiada de atividades para crianças
19h20-19h45 – Uma conversa sobre peixe com Maria Antónia Francisca, Vendedora de peixe do Mercado M. de Silves, mediada por Susana Calado Martins (Barroca, Produtos Culturais e Turísticos)
20h15-21h15 – Workshop para a Infância: conta-me uma história. Dinamizado por Noélia Pereira
20h30-21h00 – Ouvir no mercado: Histórias de Comer. Dinamizado por Inês Mestrinho
20h45-21h15 – Música – Os Alegres
20h40 – 22h40 -Animação de Rua: WildFire Malabarismo, Teatro de Rua
21h30-22h30 – A comida e a fala – Conversas sobre Cozinha Tradicional Algarvia. Presença de André Guerreiro (Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines), Rui Soares e Marinela Soares (Associação Internacional de Paremiologia, AIP-IAP)
21h20- 22h20 – Histórias do Panite: Atelier de Histórias. Ana Luísa Cunha Medeiros Machado
21h50-22h15 – Música – Fado por Ricardo Neto
22h00 – 22h30 – Empreender localmente – Figo. Presença de Paulo Jorge Fernandes e Vera Fernandes (Quinta do Figueiral), mediado por Marco I. Santos (Barroca, Produtos Culturais e Turísticos)
22h40 – Showcooking – Cátia Santos
23h00-23h20 – Música – Fado por Ricardo Neto
22h30-24h00 – Zona lounge: DJ Guilherme Limão

Este evento no Mercado Municipal de Silves teve origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade e o mercado.

A proposta programática do Mercado Fora d’Horas centra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática. No decorrer do evento são misturados valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico.

O evento teve como origem o projeto de design comunitário, Consumirlocal, que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura – UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd.

Este ano, o Mercado Fora d’Horas conta com três noites temáticas. A primeira teve lugar no dia 7 de junho, tendo sido dedicada os “Cheiros”. A 5 de julho, o tema será “Os Sons”. Encerra a 9 de agosto, com o tema “A Visão” (dedicado à apresentação da comida). 
.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Executivo da Câmara Municipal de Silves desmente membros da AM do PS, PSD e BE

O adiamento da sessão da Assembleia Municipal de Silves do dia 15 de maio teve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *