Home / Sociedade / Cultura / Galardão “Valor e Exemplo” , entregues pela CPCCRD ao Grupo de Teatro Penedo Grande

Galardão “Valor e Exemplo” , entregues pela CPCCRD ao Grupo de Teatro Penedo Grande

No Dia Nacional das Coletividades, o Grupo de Teatro Penedo Grande recebeu o Galardão “Valor e Exemplo”, atribuído pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, pelo trabalho feito pelo grupo, ao longo dos últimos 30 anos, em prol do teatro, da cultura e do associativismo.
A entrega do galardão foi feita no dia 31 de maio, na Sessão Solene Comemorativa do Dia Nacional das Coletividades e em simultâneo o 93º aniversário da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Desporto e Recreio ( CPCCRD), no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República, com a presença de centenas de convidados.
A cerimónia foi aberta pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues que, em nome da entidade, recebeu o Galardão “Instrução e Arte” atribuído pela Confederação. Os deputados do PS, BE, PCP e Verdes que acederam ao convite para esta cerimónia usaram da palavra, principalmente para realçar a importância do associativismo no nosso país. Fizeram também questão de se afirmar atentos a esta realidade e às exigências que têm sido feitas pela Confederação no sentido de se proceder a alterações legislativas que “modernizem” a legislação em vigor.
Aliás, esta sessão foi marcada precisamente pela intervenção do dirigente da CPCCRD, Sérgio Pratas, que fez a apresentação das propostas de alteração da Legislação Associativa elaboradas pela Confederação, “após um longo período de reflexão, estudo e debate com dirigentes associativos e autarcas por todo o país”. Foi também apresentado um conjunto de medidas sobre o Estatuto Fiscal da Economia Social aplicado às associações, que a Confederação pretende ver alterado.
A criação de “um Simplex para as associações” e de um “cartão de dirigente com direitos associados” são algumas propostas que a Confederação pretende também discutir com os partidos políticos representados na Assembleia da República e com o Governo.
Nas várias intervenções de dirigentes da Confederação e dos convidados, todos foram unânimes em destacar a enorme importância e força do movimento associativo em Portugal, considerado como um “verdadeiro motor de desenvolvimento do país”. O que é também demonstrado pelos números, sendo que a CPCCRD tem atualmente 3860 associações filiadas, que incluem 400 mil dirigentes e milhões de associados.
A sua importância para a economia social, mas também o seu papel enquanto lugar de promoção da cidadania, estímulo para a participação cívica, a par do seu trabalho em prol da cultura e do desporto foram outros factores referidos.

Galardão “Valor e Exemplo”

Lisete Martins com Victor Carapinha

Na segunda parte da cerimónia, a Confederação distinguiu e galardoou instituições e personalidades, propostas pelas suas estruturas descentralizadas e por algumas coletividades, e que se distinguiram no seu trabalho de apoio ao Movimento Associativo Popular.
Entre os distinguidos encontrava-se o Grupo de Teatro Penedo Grande, por proposta apresentada pela Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, coletividade que é a casa do grupo há três décadas.
O Galardão “Valor e Exemplo” foi recebido por Lisete Martins, diretora, encenadora e atriz do Grupo, sua responsável máxima desde o início.
Numa breve intervenção, Lisete Martins apelou aos dirigentes das associações presentes na cerimónia para que não descurem a importância da existência de teatro nas associações e coletividades e desafiou-os a atribuírem à cultura a mesma importância que geralmente é atribuída ao desporto. “Não deixem morrer o teatro nas coletividades” disse num final emotivo, muito aplaudido.
De referir ainda que este Galardão foi entregue a Lisete Martins pelo dirigente da Confederação no Algarve, Vítor Carapinha.
O Grupo Penedo Grande foi a única entidade algarvia a ser distinguida este ano.

Lisete Martins. pelo Grupo de Teatro Penedo Grande

Veja Também

Cerca de 200 pais Natal desfilaram em Armação de Pêra

Cerca de 200 “pais Natal” participaram no 7º Passeio de Pais Natal que se realizou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *