Dois milhões para o regadio do Benaciate, um milhão para a Barragem do Arade

O Programa Nacional de Regadio vai possibilitar a reabilitação de 42 mil hectares de regadio, incluídos em 20 perímetros de rega, entre os quais o do Benaciate, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines.
Segundo os números anunciados pelo Governo, são 154,7 milhões de euros que irão ser utilizados para a reabilitação da rede nacional de regadio, de Chaves a Lagos, mais 45 milhões que serão destinados à construção de infraestruturas de regadio em mais de 6000 hectares, em todo o país.
Este plano será financiado em grande parte, pelos fundos comunitários do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), estando já algumas obras a decorrer e outras em processo de adjudicação. Destaca-se também a criação de alguns milhares de empregos, nestas regiões, quer nas obras que se anunciam, quer na agricultura.
De acordo com a estratégia definida para o regadio público, no período 2014-2020, o objetivo principal é o de colocar o regadio público a funcionar a “um só ritmo”, o que será possível ao dotá-los de “igual capacidade de gestão dos recursos”.
Na lista da “Modernização dos Regadios Prioritários”, assim classificados por serem “os mais estruturantes ao nível das várias regiões”, surge o regadio do Benaciate, com uma área de 365 hectares e com um investimento previsto de 2 milhões de euros.


Este plano inclui também obras de segurança e reabilitação em 54 barragens, incluindo a Barragem do Arade, para a qual está previsto um investimento superior a um milhão de euros, para a concretização dos seguintes trabalhos: “Revisão do Plano de Observação; reparação e motorização da DF e das comportas do descarregador; Instalação de gerador de emergência; Reabilitação de equipamentos”.

Nas previsões do Ministério da Agricultura, a reabilitação e expansão do regadio acrescentará 73 milhões de euros à balança comercial portuguesa, com o aumento da produção agrícola.

Veja Também

IEFP divulga oferta de empregos e estágios

O Instituto de Emprego e Formação Profissional divulgou a listagem de Ofertas de Emprego, Estágios …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *