Home / Concelho / Projeto STENCILPES dá vida a caixas de eletricidade no Concelho, com Fly Pontes

Projeto STENCILPES dá vida a caixas de eletricidade no Concelho, com Fly Pontes

No âmbito do projeto STENCILPES, que assinala também os 750 anos do Foral de Silves, o artista Fly Pontes tem estado a pintar várias caixas de eletricidade em todas as freguesias do Concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Silves.
Depois de ter sido feita a pesquisa iconográfica e a preparação dos materiais e dos locais, começou o trabalho no terreno. No dia 28 de abril, as pinturas tiveram início na freguesia de S. Marcos da Serra, onde foram pintadas cinco caixas, com motivos locais, como o folar, medronho, chaminé, igreja e a própria aldeia de S. Marcos.

A icónica chaminé de S. Marcos da Serra

Nos primeiros dias de maio, os trabalhos começaram na União de Freguesias de Algoz e Tunes, estando ainda a decorrer. Nesta União de Freguesias serão intervencionadas 15 caixas de eletricidade, também elas com motivos locais, com personagens históricas e monumentos.

Em junho e julho está prevista a intervenção na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, em várias ruas, no total de 16 caixas.

Em Armação de Pêra serão pintadas as 15 caixas que constam do projeto, no mês de agosto, e em setembro o projeto conclui com a pintura do mesmo número de caixas, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines.

Uma constante neste trabalho é a escolha dos motivos que são pintados: “reproduções/reinterpretações, de monumentos, pessoas e/ou personagens icónicas e detalhes artísticos e arquitetónicos, através de uma intervenção artística, que muito poderá dizer aos residentes da Freguesia, em particular, e aos seus visitantes em geral”.

De referir que, em Silves, as caixas estão a ser decoradas pelo artista Bambi, no âmbito de uma iniciativa de decoração de mobiliário urbano que teve inicio no passado mês de novembro, na comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadores.

Fly Pontes (Flávio Pontes) é o artista que tem vindo a executar este trabalho do Projeto STENCILPES. Membro da Associação 100 PAVOR (associação de artistas de Évora que está em funcionamento desde 2013 e se dedica a promover a arte junto de crianças e jovens), é o responsável pela criação de várias imagens que decoram as caixas espalhadas pelas diversas freguesias do concelho.

Fly Pontes

Nascido em S. Bartolomeu de Messines, em 1972, Fly Pontes concluiu o Curso de Desenho de Ilustração no Ar.Co, em Lisboa, em 2000.
Tem participado em várias exposições coletivas e individuais em Lisboa, Évora e Messines. Tem também trabalhos publicados em revistas e livros.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Pirate Week 2017: Junta de Armação acusa, Câmara Municipal desmente

A Junta de Freguesia de Armação de Pêra tornou pública com uma Nota Informativa na …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *