Home / Algarve / Algarve tem 6 aldeias candidatas a “7 Maravilhas de Portugal”

Algarve tem 6 aldeias candidatas a “7 Maravilhas de Portugal”

Já são conhecidas as 49 aldeias pré-finalistas no concurso 7 Maravilhas de Portugal-Aldeias, e o Algarve está representado por 6 aldeias com tradições e paisagens únicas: Estoi (Faro) na categoria Aldeia Monumento; Alte (Loulé) – Aldeia Autêntica, Bordeira (Aljezur) – Aldeia em Área Protegida, Cachopo (Tavira) e Paderne (Albufeira) – Aldeias Rurais, e Ferragudo (Lagoa) – na categoria Aldeia do Mar.

As seis aldeias algarvias estão a concurso entre as mais emblemáticas aldeias portuguesas, e destacam-se pela sua riqueza de património histórico, cultural e gastronómico. Cada uma das localidades tem uma forte identidade que se expressa nas suas tradições únicas e na hospitalidade dos seus habitantes.

A promoção em torno das aldeias pré-finalistas já começou, e o Algarve irá dar a conhecer, ao longo das próximas semanas, as seis aldeias a concurso: Estoi, uma localidade conhecida pela sua riqueza arquitetónica com destaque para as ruínas romanas de Milreu e o emblemático Palácio de Estoi de estilo Rococó; Alte, em plena Serra do Caldeirão, considerada por muitos a aldeia mais típica do Algarve; Bordeira, uma aldeia com uma qualidade paisagística única devido à sua localização entre terra e mar; Cachopo, uma aldeia serrana, situada num vale de grande beleza da Serra do Caldeirão, com uma riqueza paisagística e de património arqueológico único; Paderne, nas margens da ribeira de Algibre em pleno barrocal algarvio, conhecida pelos vários pontos históricos de referência como o seu Castelo; Ferragudo, uma aldeia piscatória com forte ligação ao mar e com belezas naturais como a Ponta do Altar, falésias, furnas e algares.

A votação inicia-se no mês de julho, ao longo de 7 galas televisivas (uma por categoria), em que os portugueses vão poder eleger dois finalistas para as votações finais. As 7 Maravilhas de Portugal-Aldeias serão anunciadas no dia 3 de setembro.

«Gostaria de convidar todos os algarvios, e todos os portugueses que mantêm uma forte ligação emocional ao Algarve, a participar nas votações, contribuindo ativamente para a eleição destas seis aldeias algarvias a Maravilhas de Portugal»,  diz Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Veja Também

“Guia Algarve” de dezembro com dezenas de eventos para todos os gostos

Dezembro vai ficar marcado por dezenas de eventos culturais que já estão em cartaz no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *