Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Passeio aos Salgados e Jantar Solidário promovidos pelos Amigos da Ermida

Passeio aos Salgados e Jantar Solidário promovidos pelos Amigos da Ermida

Cerca de 80 pessoas participaram num passeio à Lagoa dos Salgados, para conhecer a casa de centenas de aves.
A iniciativa foi uma realização conjunta da Comissão dos Amigos da Ermida de Nossa Senhora do Pilar, do Algoz, e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – SPEA.
O passeio aconteceu no dia 11 de março, um passeio intitulado «Interpretação da Lagoa dos Salgado» da SPEA, cujo projeto é financiado pelo Programa de Atividades de Âmbito Ambiental da Toyota Motor Corporation. A atividade teve a duração aproximada de três horas e foi um sucesso como se verificou pelo número de participantes bem como pelo entusiasmo e curiosidade demonstrados pelos mesmos e pela organização.
Foram cerca de 80 as pessoas do Algoz que se deslocaram à Lagoa dos Salgados, em Pêra, com o intuito de levar a cabo a atividade de interpretação da Lagoa dos Salgados, acompanhados dos especialistas da SPEA que deram a conhecer mais pormenorizadamente a conhecida Lagoa dos pontos de vista geológico e biológico. Ficamos a conhecer um pouco melhor a flora e a fauna daquele pequeno paraíso. Foi uma manhã onde o convívio e a busca de conhecimento andaram de mãos dadas, onde a educação ambiental foi mestra. Saímos todos mais enriquecidos, mais sensibilizados para o papel importante que esta magnífica lagoa tem no meio ambiente local. Mas o seu papel mais relevante será o facto ser a «casa» de centenas de aves que escolhem este refúgio para se reproduzirem e viverem.
Esta lagoa sobrevive graças à barreira constituída por um sistema arenoso dunar, que fossiliza uma duna antiga que se formou acerca de 3.500 a 4.000 anos no período holocénico.
Contudo existe o risco da única área do litoral do concelho de Silves não construída ver implantado um mega projeto imobiliário que, graças aos alertas da população em geral e todas as instituições envolvidas, não foi até agora construído.
É um santuário natural de reconhecida beleza e de grande interesse ambiental, um local digno de um programa da vida selvagem como os que vemos aos domingos de manhã em certos canais de TV, e que está tão perto nós. Convidamos todos a saber mais deste local através da página da SPEA.
Continuemos pois a sair de casa e a aproveitar este magnifico local para fazermos desporto, passear, observar as aves e toda a natureza envolvente. Fica o convite.

Jantar Solidário

Camisola autografada pelo jovem do Algoz, João Virgínia, guarda-redes do Arsenal, oferecida para leilão

Esta iniciativa inseriu-se na campanha de angariação de fundos para as obras e o restauro da Ermida da Nossa Senhora do Pilar, bem como o Jantar Solidário que decorreu no dia 25 de março, organizado pelo Clube de Leitura do Algoz. O jantar teve plena adesão, foi lotada a ocupação do restaurante. A boa disposição e alegria imperaram, houve oportunidade para se leiloarem dois artigos do Clube de Futebol Britânico Arsenal, oferecidos pelo atleta algozence João Virgínia, e também para se dançar ao som da música do Luís e do Fernando.

 

Texto: João Pina Pereira

Fotos da organização

Veja Também

Mostra de Presépios no Concelho de Silves

Uma Mostra de Presépios de Natal, de vários tipos e construídos em diversos materiais, animará …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *