Hoje é Dia Nacional do Doente com AVC

Hoje, dia 31 de março, é Dia Nacional do Doente com AVC e é dia de lembrar a importância de prestar atenção aos primeiros sinais da doença.

Desvio da Face, falta de Força num braço e dificuldade na Fala: são estes os principais sinais de alarme do acidente vascular cerebral (AVC), os chamados 3 F’s, que exigem a chamada imediata para o 112.

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) promove ações de sensibilização para estes sinais e para todo o complexo problema que envolve a prevenção e o tratamento do AVC.

“O AVC é tratável e deve ser encarado como uma emergência”, sublinha o Prof. Doutor José Castro Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa do AVC. “A Via Verde do AVC (ativada através de chamada para o 112) está organizada em Portugal para encaminhar os doentes rapidamente para os hospitais capazes de fornecer os tratamentos adequados. Mas para que o tratamento tenha sucesso o respeito pelo tempo é fundamental”, acrescenta.

O presidente da SPAVC explica que “existe uma “janela terapêutica” para o tratamento do AVC, ou seja, um momento ótimo para intervir no sentido de minimizar os danos no sistema nervoso central. Esta janela terapêutica, na maioria das vezes, tem uma duração de poucas horas, o que determina a necessidade de rapidez no atendimento às pessoas que apresentam um AVC agudo”, salienta.

Por hora, três portugueses sofrem um AVC, um dos quais resulta em morte. Dos restantes, metade ficará com sequelas incapacitantes. O AVC continua a ser a principal causa de morte e incapacidade no nosso país, representando um custo económico estimado em 5800€/ano por cada pessoa que sofre um AVC.

 

Veja Também

Já foram vacinados mais de 11 mil bombeiros e 7 mil elementos das forças de segurança

Mais de 7 mil elementos das forças de segurança e mais de 11 mil bombeiros, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *