Home / Sociedade / Cultura / Algarve (In) Temporal com primeiro espetáculo em Messines

Algarve (In) Temporal com primeiro espetáculo em Messines

O ciclo de divulgação de música, gastronomia e património do Algarve – Algarve (In)Temporal, que o Município de Silves irá desenvolver este ano de 2017, em várias freguesias do concelho, arranca em S. Bartolomeu de Messines, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, no dia 24 de março, às 21h30.

Participam neste evento o chef Augusto Lima, presidente da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve que irá desenvolver o tema ” As novas tendências da cozinha regional algarvia” e o grupo de música, “Moçoilas”.

 

Este grupo, composto por três vozes femininas surgiu em 1994,  especificamente para uma apresentação da Serra do Caldeirão, nas suas expressões Algarvias e Alentejanas, na Festa do Desenvolvimento Local – Manifesta 94.

Já com vasto curriculum de actuações, as Moçoilas já percorreram Portugal de a-lés, sendo que no estrangeiro, actuaram no Brasil e na Alemanha. Em 2002, lançaram o seu primeiro álbum, Já cá vai roubado, que é um trabalho essencialmente de recolha. As Moçoilas lançaram, em ano de 2006, o seu último trabalho Q’é que tens a ver com isso?.

A ideia de divulgar as canções da Serra do Caldeirão e o modo de cantar das gentes do campo, continua latente na intenção destas moçoilas que, não abdicam, porém, de tirar alguma satisfação pessoal deste trabalho. Assim, e, tal como no seu primeiro álbum, predomina um trabalho bastante cuidadoso e apurado mas, acima de tudo há um trabalho “à moda das Moçoilas”, isto é, um trabalho bastante personalizado, com algum rigor tnográfico, donde sobressaem os sabores da tradição, da descontracção, da modernidade e, também, de todo um envolvimento, que dão aquele toque tão subtil de originalidade.

A entrada é livre.

Veja Também

Festas de Verão em São Marcos da Serra

Nos dias 14 e 15 de agosto realizam-se, em São Marcos da Serra, as Festas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *