Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Dia Mundial da Água com iniciativas em Alcantarilha e Silves

Dia Mundial da Água com iniciativas em Alcantarilha e Silves

O Dia Mundial da Água que se comemora no dia 22 de março é assinalado pela Águas do Algarve, com várias iniciativas, incluindo algumas no concelho de Silves, nomeadamente uma visita guiada à ETA de Alcantarilha e o Encerramento da 7ª Edição do Projeto Água Jovem, na Quinta Pedagógica de Silves.

Para assinalar esta data, instituída em 1992, pela ONU, com o objetivo de levar à reflexão sobre a importância da água e da necessidade de a utilizar da melhor forma, a Águas do Algarve abre as suas portas para visitas às suas principais estruturas, como sejam as estações de tratamento de água em Tavira, Albufeira e Alcantarilha.
Em Alcantarilha, a visita está marcada para o dia 23 de março, às 15h. Os visitantes terão oportunidade de ficar a conhecer esta ETA que “trata água superficial proveniente da albufeira de Odelouca (desde 2012) e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate. A adução de água superficial à ETA de Alcantarilha efetua-se graviticamente, através de uma conduta com 2,5 m de diâmetro e cerca de 12 Km de extensão desde o túnel de Odelouca. Esta ETA situa-se a cerca de 10 Km de Silves e a 12 Km do Túnel Odelouca, junto à localidade de Alcantarilha – Gare. A sua construção iniciou-se em Outubro de 1998 e concluiu-se no final de 1999”.

Projeto Água Jovem
A Quinta Pedagógica de Silves será o palco do encerramento da 7ª edição do Projeto Água Jovem.
“É objetivo desta ação sensibilizar os jovens algarvios para a importância do seu contributo na valorização dos recursos naturais e hídricos da região. O projeto Água Jovem, promove-se através da criação de um concurso que tem como grupo alvo jovens que frequentem o 1º, 2º e 3º Ciclos do ensino Básico.
Os 3 temas deste ano letivo 2016/2017, foram:

 Tema I – Acesso à Água um direito fundamental
 Tema II – Turismo Sustentável para o Desenvolvimento
 Tema III – Lagoa dos Salgados”

A ONU definiu como tema para 2017 a “Água residual e a reutilização de efluentes”
Em 2018, o tema do Dia Mundial da Água será “Soluções Naturais para a Água”.

Veja Também

Presépio de Jorge Rodrigues na Casa Museu, em Messines

O Presépio Tradicional concebido e montado por Jorge Rodrigues está exposto na Casa Museu João …

Um Comentário

  1. O dia internacional da Água é bom para despertar sobre a necessidade de aumentar o conhecimento público sobre o papel essencial desempenha água no desenvolvimento global e prosperidade humana. Dia Mundial da Água oferece uma oportunidade para concentrar a atenção global sobre o impacto de longo alcance da água tem no nosso mundo e sobre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *