Home / Vida / Psicologia / Renovação

Renovação

Nesta edição gostaria de partilhar com os leitores mais uma história. É uma história de animais que dá uma grande lição de vida às pessoas. Conhece a história da águia?

A águia é uma ave interessante. É a que possui maior longevidade, cerca de 70 anos, porém para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela enfrenta um declínio do seu corpo e das suas capacidades. As suas unhas compridas e flexíveis já não conseguem agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo curva-se, as suas asas tornam-se pesadas em função da grossura das suas penas, estão envelhecidas pelo tempo.

Aos 40 anos para a experiente águia, voar já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: Deixar-se morrer…ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher num ninho numa zona rochosa. Um local seguro de outros predadores e de onde, para voltar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. Passados cinco meses, a “Águia Renascida”, sai para o famoso voo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos.

Apesar de esta ser apenas uma lenda, sem qualquer comprovação científica, é uma linda história de motivação e perseverança. O tempo de vida das águias depende muito da sua espécie e condições de ambiente, mas vive geralmente 20/30 anos. Ela vai ao longo da vida renovando as suas penas para poder continuar a voar e caçar para se alimentar.

Olhando para o lado metafórico da história, ela transmite-nos a ideia da necessidade de aproveitarmos os momentos de crise e mudança que podem acontecer nas nossas vidas para nos renovarmos.

Muitas vezes, temos que parar e refletir por algum tempo e dar início a um processo de renovação. Esta renovação deveria ser constante ao longo da vida (renovar as penas em cada estação, como faz verdadeiramente a águia), mas isso raramente acontece e por isso são os grandes acontecimentos/crises que nos movem para a ação. Assim, em vez nos deixarmos ir pela escolha de nos deixar-mos morrer, como conta a lenda, renovemos a nossa roupagem, dispamo-nos de preconceitos, de maus hábitos, de tudo aquilo que não é útil ou importante, para continuarmos a voar. Somente quando livres das barreiras e pesos do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Deixo-vos uma mensagem final em forma de poema pelas palavras da poetisa Cecília Meireles:

Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.

Que este seja um ano de renovação!

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal Carneiro Carta Dominante: 9 de Copas, que significa Vitória. Amor: Poderá ser surpreendido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *