Home / Sociedade / Educação / II Semana da Proteção Civil com atividades em diversas freguesias para centenas de crianças

II Semana da Proteção Civil com atividades em diversas freguesias para centenas de crianças

A III Semana da Proteção Civil, atividade dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e pelo sector de Educação da Câmara Municipal de Silves, começou hoje ( dia 20)  e decorrerá até ao próximo dia 23 de fevereiro, em diferentes freguesias do concelho.

A primeira atividade decorreu na escola EB1 de São Marcos da Serra, onde teve lugar uma sensibilização no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, bem como uma demonstração tática de meios, que envolveu diversos agentes de Proteção Civil e entidades (SMPCF; Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana; Serviço de Proteção da natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), Sapadores Florestais do Município e sector de Educação do Município). Ao todo, participaram seis viaturas e 15 operacionais, que procuraram alertar cerca de 100 crianças para estas temáticas.

A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma e o comandante operacional municipal (COM), Nelson Correia, também estiveram presentes.

A autarca considerou esta semana «muito importante para todo o concelho, pois estamos a trabalhar no sentido de dar ferramentas às gerações futuras para melhor cuidarem da nossa terra, das suas florestas e dos seus bens».

A presidente salientou ainda que «esta é uma das atividades que constam da oferta educativa do Município, preparada e apresentada no início do ano letivo e resultante de um trabalho conjunto com os dois Agrupamentos de Escolas do concelho e que procura promover o espírito de cidadania e de participação na vida comunitária».

Para os próximos dias estão previstas mais ações, nomeadamente amanhã, dia 21 de fevereiro, pelas 10h, na EB1 de Alcantarilha, sendo tema central os «Primeiros Socorros e técnicas de socorrismo», com a colaboração da Cruz Vermelha. Haverá, ainda, a participação dos Sapadores Florestais de Silves, que sensibilizarão as crianças para a proteção das florestas.

Nos restantes dias da semana o programa será o seguinte:

22 fev. 10h00 – EB 23 João Deus/SB Messines – Prevenção de Acidentes Ferroviários

23 fev. 10h00 – EB1 de Tunes – Exercício com meios reais

A ação sobre a Prevenção de Acidentes Ferroviários conta com a colaboração e apoio das Infraestruturas de Portugal e fará a abordagem desta temática numa localidade onde existem linhas férreas, ou seja, em S. Bartolomeu de Messines.

A atividade alargar-se-á ao mês de março, com a realização, no dia 2, de várias ações sobre Primeiros Socorros e Técnicas de Socorrismo e exercícios com meios reais, nomeadamente na EB1 Armação de Pêra, EB1 de Silves e EB1 do Enxerim.

Veja Também

Antigo Celeiro no Algoz transformado no Centro Cultural d’Athaide Oliveira

A Associação Patrimonial do Algoz – APA inaugurou, no dia 5 de outubro, o novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *