Home / Vida / Pessoas / Padre Atalívio Rito comemorou 25 anos de ordenação sacerdotal

Padre Atalívio Rito comemorou 25 anos de ordenação sacerdotal

O padre Atalívio José Rito, sacerdote da Fraternidade Mãe de Deus e atual pároco de S. Bartolomeu de Messines e de S. Marcos da Serra comemorou, no dia 1 de fevereiro, os 25 anos de sacerdócio, com uma eucaristia de ação de graças que foi celebrada pelo próprio, na Igreja Matriz de Messines.

Padre Atalívio Rito

Segundo a biografia traçada pelo jornal Folha de Domingo, Atalívio Rito nasceu a 27 de julho de 1948 em Alvalade-Sado, e veio para o Algarve como aluno de estudos hidráulicos que realizou em Silves, tendo conhecido o falecido cónego Firmino Ferro, então pároco local, de quem se tornou amigo.
Em 1969 veio para Faro realizar a formação para professor primário, profissão que exerceu.

Mas havia “uma insatisfação contínua. Faltava-me o sentido para a existência”.

A crise levou-o a aproximar-se da Igreja. Na Diocese de Beja teve contacto com informação sobre a Fraternidade Mãe de Deus, com uma espiritualidade mariana e uma clara opção pelos mais pobres.
Entrou para o Seminário de Huelva em 1985 e ali completou estudos até 1991. Ordenado no dia 1 de fevereiro de 1992, pelo então bispo de Huelva, D. Rafael González Moralejo, o padre Atalívio Rito pertence àquela diocese na qual está incardinado. Esteve um ano e meio em El Salvador, numa missão da sua fraternidade e veio depois para as paróquias de Alcoutim e Cachopo, onde esteve cerca de duas décadas.

 

 

 

 

Em agosto de 2015 foi nomeado para as paróquias de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra onde ainda se encontra.
“O único projeto que tenho é que o meu coração todos os dias se fixe em Cristo”, garantiu ao Folha de Domingo.

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta Dominante: Ás de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *