Home / Vida / Pessoas / Padre Atalívio Rito comemorou 25 anos de ordenação sacerdotal

Padre Atalívio Rito comemorou 25 anos de ordenação sacerdotal

O padre Atalívio José Rito, sacerdote da Fraternidade Mãe de Deus e atual pároco de S. Bartolomeu de Messines e de S. Marcos da Serra comemorou, no dia 1 de fevereiro, os 25 anos de sacerdócio, com uma eucaristia de ação de graças que foi celebrada pelo próprio, na Igreja Matriz de Messines.

Padre Atalívio Rito

Segundo a biografia traçada pelo jornal Folha de Domingo, Atalívio Rito nasceu a 27 de julho de 1948 em Alvalade-Sado, e veio para o Algarve como aluno de estudos hidráulicos que realizou em Silves, tendo conhecido o falecido cónego Firmino Ferro, então pároco local, de quem se tornou amigo.
Em 1969 veio para Faro realizar a formação para professor primário, profissão que exerceu.

Mas havia “uma insatisfação contínua. Faltava-me o sentido para a existência”.

A crise levou-o a aproximar-se da Igreja. Na Diocese de Beja teve contacto com informação sobre a Fraternidade Mãe de Deus, com uma espiritualidade mariana e uma clara opção pelos mais pobres.
Entrou para o Seminário de Huelva em 1985 e ali completou estudos até 1991. Ordenado no dia 1 de fevereiro de 1992, pelo então bispo de Huelva, D. Rafael González Moralejo, o padre Atalívio Rito pertence àquela diocese na qual está incardinado. Esteve um ano e meio em El Salvador, numa missão da sua fraternidade e veio depois para as paróquias de Alcoutim e Cachopo, onde esteve cerca de duas décadas.

 

 

 

 

Em agosto de 2015 foi nomeado para as paróquias de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra onde ainda se encontra.
“O único projeto que tenho é que o meu coração todos os dias se fixe em Cristo”, garantiu ao Folha de Domingo.

Veja Também

Detido no Algoz homem acusado de roubo em Alcantarilha

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *