Home / Sociedade / Cultura / Festival Al-Mutamid com espetáculo em Silves

Festival Al-Mutamid com espetáculo em Silves

Está de regresso ao Algarve a música que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Gharb al-Andalus, com a realização do 17º Festival Al-Mutamid.
Em Silves, o Teatro Mascarenhas Gregório irá acolher, no dia 3 de fevereiro, às 21h30, o espetáculo com o grupo Al-Bashirah, com música árabe-andalusí, giro sufi e dança tanora. ( Bilhetes: 282 440 800)

Segundo a organização, este evento musical itinerante, surgiu com o duplo objetivo de resgatar e divulgar a música do Gharb al-Andalus, “mas também responder à escassez cultural então existente na denominada época baixa de turismo do Algarve”.
Ao longo de quase duas décadas, “realizou-se ininterruptamente, e sempre com o suporte de um público ávido em conhecer mais profundamente a música árabe-andalusí e oriental, com atuações de grupos especializados no resgate dos sons de al-Andalus, mas também na música e dança do Médio Oriente.

Este festival pioneiro e de caraterísticas únicas em Portugal é também uma homenagem ao rei poeta al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid.

Muhammad Ibn Abbad (al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em al-Andalus após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides  e recluído em Agmat, a sul de Marrakech onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andalus.

Excelente poeta, “al-Mutamid foi o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas de al-Andalus. O seu palácio foi a pousada dos peregrinos, o ponto de reunião de todos os engenhosos, o centro a donde se dirigiam todas as esperanças…” (Ibn Jaqan)

 

Veja Também

Grupo de Teatro Penedo Grande comemorou o 32º aniversário

O Grupo de Teatro Penedo Grande, de São Bartolomeu de Messines, comemorou o seu 32º …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *