Home / Sociedade / História & Património / Projeto “A arte do latoeiro” vence Prémio EDP

Projeto “A arte do latoeiro” vence Prémio EDP

A Câmara Municipal de Silves e a Proactivetur viram premiado o projeto que candidataram ao programa de apoios da EDP, o Programa Tradições. Este projeto está entre os 9 vencedores ( entre 105 candidaturas apresentadas) e foi já celebrado um protocolo de colaboração entre estas entidades, no Museu do Douro, para concretizar esta ideia.
“Na sua génese, o projeto pretende contribuir para a revitalização da arte do latoeiro, através da dinamização de ação de formação de aprendizes de latoeira em oficina recriada, integrando e sensibilizando a comunidade através do desenvolvimento de workshops. Pretende-se, também, que sejam desenvolvidos novos produtos que incorporem soluções de design atuais e utilitários, passíveis de entrar no mercado.

Estas ações têm como objetivo reativar a relação da comunidade com este ofício, particularmente do meio escolar, documentá-lo através de registo vídeo e reabilitá-lo no território”, explica a autarquia de Silves.

Na sua nota, a Câmara de Silves lembra ainda que dispõe de um espólio completo de latoeiro, doado pela família de Raul Nascimento, um dos últimos mestres, que irá agora desempenhar um papel preponderante na revitalização desta arte que foi, num passado recente, uma atividade comum no Algarve. Praticamente em todos os concelhos existiam mestres que desenvolviam peças utilitárias, em materiais como a folha-de-flandres ou lata. Do nosso quotidiano faziam parte objetos como baldes, galheteiros, chuveiros ou as almotolias. Hoje, porém, esta arte está prestes a desaparecer.
O programa EDP Tradições 2016-2018, iniciativa da EDP Produção, tem como objetivo apoiar as tradições mais genuínas da cultura popular, permitindo a recuperação de práticas ancestrais em desaparecimento através da introdução de novas dinâmicas sobre a cultura como forma de preservar a memória coletiva, bem como a produção de bens culturais e a sua divulgação a novos públicos.

Veja Também

Município de Silves tem Orçamento de 47,7 milhões de euros

Juntamente com os documentos técnicos do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *