Home / Sociedade / Educação / Oficina de artes plásticas para crianças, com Margarida Gomes

Oficina de artes plásticas para crianças, com Margarida Gomes

“Artes & Saberes” é o nome da oficina de artes plásticas que Margarida Gomes, conhecida ceramista silvense, animará na Biblioteca Municipal de Silves. A ação decorrerá no dia 21 de janeiro, pelas 15h30.

Poderão inscrever-se crianças entre os cinco e os dez anos de idade, devendo a inscrição ser feita previamente. Para esse efeito, poderão contactar a Biblioteca através do telefone 282 440 899 ou do email biblioteca@cm-silves.pt.

 

Margarida Gomes nasceu em Moçambique no ano de 1962. Frequentou a escola de artesanato de Lagoa em 1987. Em 1988, iniciou estudos em pintura no Centro de formação das Caldas da Rainha (CENCAL) e, no ano seguinte, em técnicas de Olaria e serigrafia com Prof. Figueiredo da Escola Nacional de Belas Artes.

Em 1990, estagiou na fábrica Aleluia em Aveiro, tendo posteriormente frequentado vários Workshops e Cursos: de Cerâmica Orientada (1991), de Mobiliário Urbano em Cerâmica (1992) ambos orientados pelo Prof. Francis Behets, de Cerâmica de Raku com Erich Haerberling, o Curso de Fusing (1999) e de Joalharia Contemporânea em Vidro (2009), no CEARTE, em Coimbra. Conclui em 2010 três relevantes cursos de formação profissional: ” Joalharia e Cerâmica “, no CENCAL, de ” Esmalte sobre cobre ” e de ” Bijuteria em Tiffany”, no CEARTE.

Inaugurou o Atelier “Roda Viva, Cerâmica Artística e Design Lda”, em 1992, em parceria com José António Rodrigues Simões.

Participou em várias mostras coletivas nos concelhos de Lagoa, Lagos, Monchique e Silves.

Ao longo da sua carreira artística tem participado e conquistado diversos galardões.

Alcançou o 1º Prémio Nacional de Artesanato Criativo, atribuído pela Delegação Regional do Algarve, com a peça “O Cântaro”, na FIA – Feira Internacional de Artesanato -, em 1991, em Lisboa, e o 1.º Prémio de Artesanato Moderno, no Concurso Algarve Artesanal, na Feira da Serra de São Brás de Alportel, em 1995.

Em 2003, obtém o Prémio de Artesanato Moderno – Algarve -, com a peça “Afrodite, Jardim de Mar”, na FIA, em Lisboa, e em 2008 participa no Concurso Tradição e Inovação À volta da Arca, na Feira da Serra de Primavera em Tavira. Em 2014 concorre ao Concurso de Artesanato da FIA e integra a 8ª Feira Nacional de Presépios da Confraria do Caco, em Santo Tirso.

O seu trabalho tem sido revelado ao público, também, através de publicações editadas pelo IEFP – Delegação Regional do Algarve como “Artesanato da região do Algarve” (2003) e “Rotas da Cerâmica: a Sul do Tejo” (2014).

Veja Também

Biblioteca Municipal de Silves divulga programação de novembro

Durante o mês de novembro a Biblioteca Municipal de Silves (BMS) prosseguirá com a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *