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Mal humorada? Coma melhor!

Existe uma estreita relação entre a alimentação e o humor. O cérebro controla as emoções e comportamentos, e estas funções dependem da energia e dos nutrientes que recebemos.
Muitas vezes recorremos a determinados alimentos para compensar emoções negativas, qualquer situação stressante ou frustração, como o chocolate, que é um dos alimentos mais desejados nestas situações.

Graciela Moreira, especialista em nutrição e cozinha da PronoKal Group®, explica-nos que “quando estamos a fazer uma dieta para perder peso há variações de humor e nestes casos o melhor é suprir alguns alimentos e incorporar aqueles que são mais saudáveis, tendo cuidado com a quantidade.

Os alimentos que nos ajudam a melhorar o nosso estado de ânimo. Alimentos que influenciam positivamente:
Chocolate – Vários estudos têm mostrado que, especialmente o chocolate preto, é rico em flavonoides, substância natural encontrada em plantas com elevada ação antioxidante. Além disso, favorece a produção de endorfinas que afastam o mau humor. A recomendação é comer chocolate preto, com o mínimo de 70% de cacau, e ter cuidado com a quantidade porque é um alimento muito calórico, especialmente aqueles que têm frutos secos.
Morangos e cerejas – São ricos em antioxidantes como a vitamina C e antocianinas que favorecem a produção de endorfinas, melhorando o humor.
Abacate – Fornece vitamina B6, importante para a manutenção da boa disposição, bem como minerais como o magnésio e potássio. Pode ser utilizado em saladas ou para barrar tostas ao pequeno-almoço, por exemplo.
Ácidos gordos ómega 3 – A falta deste ácido gordo afeta negativamente o bem-estar emocional. Melhora o humor e evita a depressão. As fontes são os peixes gordos, sementes de linhaça, chia, nozes.
Triptofano – É um aminoácido que promove a liberação de serotonina, controla a ansiedade e o stress. Pode ser encontrado em ovos, leite, cereais integrais, nozes.
Fenilalanina – Aminoácido essencial que incrementa o funcionamento das endorfinas e favorece o bem-estar emocional. Ajuda a melhorar o humor, a memória, a aprendizagem e alivia os sintomas de depressão. Presente na carne, ovos, espargos laticínios, legumes.

Alimentos que influenciam negativamente:
Alimentos ricos em açúcares simples e farinhas refinadas podem produzir picos de serotonina e quedas que causam alterações no humor e nervosismo, por isso recomendam-se os açúcares de absorção lenta como cereais integrais.
Também devemos evitar o álcool e cafeína, que reduzem os níveis de serotonina:
• O álcool em doses baixas provoca um estado de alerta, confiança, energia, bom humor, mas o aumento do consumo leva entre outras consequências, à depressão.
• Muitas pessoas recorrem à cafeína porque produz uma sensação temporária de aumento da energia e concentração, o que não se sabe é que esta energia é quimicamente armazenada nas células e lançada com a cafeína, quando o efeito desaparece dá-se o esgotamento.

A PronoKal Group® www.pronokal.com é uma empresa multinacional de origem espanhola, criada em 2004, e especializada no desenvolvimento e implementação de tratamentos médicos para a perda de peso.

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