Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Se viajasse de autocarro, o Pai Natal evitava libertar 16 biliões de quilos de CO2!

Se viajasse de autocarro, o Pai Natal evitava libertar 16 biliões de quilos de CO2!

Toda a gente sabe que o Pai Natal utiliza renas para a sua viagem pelo mundo, a distribuir as prendas. Mas o que aconteceria se ele entregasse todos os presentes usando o autocarro em vez das renas?
Segundo um estudo divulgado, se usasse o autocarro, o Pai Natal evitava libertar 16 biliões de quilos de CO2 ! O Rudolph e os seus companheiros são os grandes culpados!

Os “elfos” do CheckMyBus” fizeram as contas que divulgaram: «Este Natal, como todos os anos, o Pai Natal vai entregar presentes às crianças de todo o mundo, e ao mesmo tempo deixar uma enorme pegada de carbono no seu caminho. Estima-se que nessa sua viagem pelo Mundo lance aproximadamente 16 bilhões de quilos de CO2 para a atmosfera.

Os elfos do CheckMyBus, o principal motor de pesquisa de viagens de autocarro, realizaram uma análise que contextualiza o que as emissões de CO2 da viagem do Pai Natal significariam para o planeta sob a premissa básica: O que aconteceria se ele entregasse todos os presentes usando o autocarro em vez das suas renas?pai_natal_renas

O Rudolph e os seus companheiros são os principais culpados nesse ataque à camada do ozono. De acordo com um estudo da Universidade norueguesa de Tromsø, uma rena liberta 0,05 kg de metano por dia se tiver uma dieta rica em líquen.

Na véspera do Natal, no entanto, eles estarão também a transportar um trenó com peso de pelo menos 320.000 toneladas (assumindo que todas as crianças da Terra – meninos mal comportados excluídos – recebam um conjunto regular da Lego, que pesa cerca de 1 kg) isto não incluindo o próprio Pai Natal, que com uma dieta rica em biscoitos e leite iria adicionar certamente alguns quilos a todas estas contas.

A viagem será também feita a uma velocidade 11.000 vezes superior à velocidade do som, mais especificamente a 14 milhões de quilómetros por hora, para completar em 24 horas uma viagem de 341 milhões de quilómetros.
Temos também de incluir nas contas uma cenoura por rena em cada uma das 1,5 bilhões de casas que vão visitar em todo o mundo, fazendo assim com que a pegada de carbono de uma rena aumente dramaticamente durante a noite da véspera de Natal e pode chegar a 77,6 milhões de quilos de metano, que é 23 vezes mais potente do que o dióxido de carbono (CO2), levando a um total de 1.8 bilhões de quilos de CO2 libertados por cada rena.

Tudo somado, o Pai Natal e as suas renas irão produzir aproximadamente 75,8 quilos de CO2 por cada quilómetro.
Considerando que o autocarro é o modo mais ecológico de transporte com 0.09 kg de CO2 por quilómetro, o Pai Natal poderia reconsiderar as suas responsabilidades ambientais e apanhar o autocarro.
Sabemos no entanto que a entrega dos presentes a 112 km por hora levaria um pouco mais. 364 anos, para ser precisos, ou 14,5 gerações (no período aceito de 25 anos por cada geração).

Se o Pai Natal, no entanto, fizesse a viagem de autocarro, ele iria evitar criar 16 bilhões de quilos de CO2. O mesmo valor de CO2 criado por 411 milhões de árvores de Natal. Para plantar 411 milhões de árvores seriam necessários 7770 quilómetros quadrados (78 vezes a superfície da cidade de Lisboa).
Como se isso não bastasse, se o Pai Natal trocasse o Rudolph e os seus amigos, ele compensaria as emissões de CO2 necessárias para produzir 8,3 milhões de toneladas do melhor café da Costa Rica – isso é muito mais café do que aquele que os elfos do CheckMyBus serão capazes de beber!»

 

Sobre CheckMyBus

O motor de busca internacional da CheckMyBus mostra em tempo real os horários e preços em mais de 60 países. Com mais de 400 operadores de autocarros e milhões de viagens semanais, a CheckMyBus oferece ao utilizador acesso à maior rede de autocarros do mundo.

Veja Também

Mostra de Presépios no Concelho de Silves

Uma Mostra de Presépios de Natal, de vários tipos e construídos em diversos materiais, animará …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *