Home / Sociedade / Cultura / A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, com recolhas em Messines e S. Marcos da Serra

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, com recolhas em Messines e S. Marcos da Serra

Com a orientação (e também algumas participações) de André Guerreiro e o apoio da Câmara Municipal de Silves, foram feitas várias filmagens com habitantes das freguesias de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra, pelo realizador Tiago Pereira, da Associação Música Portuguesa a gostar dela própria.
Os vídeos podem ser vistos na plataforma on-line vimeo da associação ou na sua página de Facebook.

Manuel José Neto ( Ti Rita), do Boião, Freguesia de S. Marcos da Serra
Manuel José Neto ( Ti Rita), do Boião, Freguesia de S. Marcos da Serra

A Associação Música portuguesa a gostar dela própria tem, desde 2011 com o trabalho do realizador Tiago Pereira, vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Conta, até ao momento, com mais de 2100 vídeos e mais de 1280 projetos musicais diferentes, gravados por todo o país continental e insular. Estes conteúdos são matéria prima para um programa semanal na Antena 1, “O Povo que ainda Canta”, de Tiago Pereira.

José Guia e Emília Varela, da Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, cantando o Baile Mandado
José Guia e Emília Varela, da Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, cantando o Baile Mandado

Criou também, em parceria com a Associação PédeXumbo, “A dança portuguesa a gostar dela própria”, que tem vindo a gravar coreografias tradicionais dançadas em Portugal, criando assim o primeiro mapa coreológico português. Recentemente e a convite de músicos e investigadores espanhóis, criou a “A música Ibérica a gostar dela própria” . Tem ainda um outro projeto, muito mais pequeno, “A comida Portuguesa a gostar dela própria”, que visa a gravação de receitas e outras histórias relacionadas com a gastronomia Portuguesa.

A Associação conta com outras atividades, como a de programação cultural.

Veja Também

Gala Sénior em Messines

A 2ª Edição da Gala Sénior de Natal terá lugar no dia 15 de dezembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *