Home / Algarve / Jovens socialistas na 2ª edição do Fórum Europa

Jovens socialistas na 2ª edição do Fórum Europa

Mais de 140 jovens estiveram presentes na segunda edição do Fórum Europa, vocacionado para a crise dos refugiados, o European Youth Plan socialista e os recentes desenvolvimentos causados pelo Brexit e pela eleição de Donald Trump.

«Nos dias 26 e 27 de novembro, jovens socialistas de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal, convergiram em Olhão, no Algarve, para colocar em evidência os desafios mais prementes que a União Europeia enfrenta nos próximos anos, recorrendo, a formatos inovadores e dinâmicos de discussão, como é o caso das Dinâmicas Setoriais que decorreram na tarde de sábado.forum-europa-painel-1

A segunda edição do Fórum Europa foi organizada pela Juventude Socialista com a colaboração do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D Group) no Parlamento Europeu.

A iniciativa contou com três painéis, o primeiro sobre «A crise dos refugiados na Europa: uma oportunidade solidária», o segundo sobre «O European Youth Plan e o Pilar Social da União Europeia: a emancipação jovem como uma causa de todos» e o terceiro sobre «Do Brexit a Donald Trump: os novos desafios da União Europeia».

No âmbito das Dinâmicas Setoriais, a proposta mais votada pelo Plenário dos participantes foi a dos «Salários Justos a nível europeu», apresentada pela quarta Comissão Setorial dedicada ao »Emprego e Assuntos Sociais».

A iniciativa contou com a participação, enquanto oradores, de vários deputados socialistas, entre os quais, António Eusébio, José Manuel Pureza, Elza Pais, Luís Graça, Pedro Delgado Alves, Jamila Madeira, Fernando Anastácio, João Torres, Diogo Leão e Ivan Gonçalves, bem como do presidente da Delegação Portuguesa do S&D, Carlos Zorrinho e do vice-presidente Pedro Silva Pereira, e ainda da vice-presidente do S&D, Maria João Rodrigues, todos eles eurodeputados.

Enquanto oradores convidados participam, também, a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS Olhão, Luciano de Jesus, o presidente da Juventude Socialista de Olhão, Rui Anselmo e pelo presidente da Juventude Socialista do Algarve, Ricardo Calé.

Este último destacou a importância de tais temas serem discutidos pelos jovens socialistas, dado a sua atualidade e a importância que os recentes desenvolvimentos no contexto internacional tem no futuro da geopolítica. Referiu ainda que “Os painéis valorizam, não só a tão importante temática Europeia como a Juventude Socialista, o PS Algarve e a Região, contendo nos mesmos todos os nossos deputados eleitos pelo Algarve”.»

 

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

TAP nada faz pelo Algarve, acusam os deputados do PSD eleitos pela região

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve, Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, entendem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *