Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / IPMA vai libertar meros em Armação de Pêra

IPMA vai libertar meros em Armação de Pêra

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai proceder à libertação de 150 meros, na costa algarvia. Uma das ações de libertação está marcada para o dia 29 de novembro ( se as condições do mar permitirem), em Armação de Pêra.mero6

Segundo o IPMA, os meros (nome científico Epinephelus marginatus) serão libertados na costa Sul do Algarve, entre Quarteira e Armação de Pêra, na sequência das experiências de repovoamento que vem desenvolvendo desde 2001.

Os meros são “produzidos e criados na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) do IPMA estão identificados com uma marca amarela numerada, tem entre 3 e 4 anos de idade, pesam entre 700g e 2Kg (média 1,3kg) e medem entre 35 e 48cm (média 41cm)”.

 

 

O objetivo desta ação “é estudar a viabilidade do repovoamento com esta espécie emblemática para o mergulho e que está praticamente extinta na costa Sul do Algarve, onde já foi comum. A zona escolhida para libertação é caracterizada por ter uma grande extensão de fundo rochoso a baixa profundidade, que é o habitat preferencial desta espécie”.
A ação do IPMA conta com a colaboração da Armalgarve (Associação de Armadores do Algarve), a Associação de Pescadores de Armação de Pêra e com clubes de mergulho de Quarteira e Armação de Pêra.

Programa do evento (poderá ser alterado em função das condições do mar)

Dia 29 de novembro

7h45 – Captura dos meros na EPPO para transporte para a praia dos pescadores de Armação de Pêra
8h30 – Partida da EPPO do veículo que transporta os meros
9h30 – Chegada à praia dos pescadores de Armação de Pêra e transferência dos peixes para as embarcações que vão proceder à sua libertação. Explicação no local dos detalhes da missão. Apresentação à imprensa.
10h15 – Partida das embarcações
12h – Fim da missão e regresso à praia dos pescadores de Armação de Pêra

Veja Também

Estábulos da Quinta Pedagógica de Silves foram reabilitados

Os estábulos da Quinta Pedagógica de Silves foram recentemente reabilitados. “Esta intervenção, que incluiu a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *