Home / Concelho / Restaurado arco da Casa-Museu João de Deus, em Messines

Restaurado arco da Casa-Museu João de Deus, em Messines

O arco situado na lateral da Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines, e que dá acesso ao segundo piso do edifício, foi intervencionado pelo Serviço de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves.

“Esta estrutura – um arco em escaiola, revestido a gesso, decorado com técnica de pintura imitando o mármore (“marmoreado”) e datada de 1997- apresentava vários problemas de conservação”.
“Após o diagnóstico, percebeu-se que já havia um restauro anterior, que estava assente sobre uma camada de cimento. Este facto impediu as técnicas de restauro e conservação da autarquia de averiguarem a qualidade da camada mais antiga, tendo-se optado por não levantar a camada de restauro e escolhendo uma metodologia de intervenção mínima, que respeitasse a autenticidade e percurso da obra.arco-casa-museu-site
Assim, foi feita uma limpeza química e mecânica, bem como: dessalinização, preenchimentos ao nível da camada de preparação, reintegração cromática e aplicação da camada de proteção”, informa a autarquia.
Esta obra vem na sequência de outras que o atual executivo, liderado pela presidente Rosa Palma, tem vindo a executar, nomeadamente na preservação de edifícios que são pertença da autarquia, recorrendo ao serviço dos técnicos do Serviço de Conservação e Restauro da própria autarquia.

Veja Também

Programa da comemoração dos 45 anos do 25 de abril no Concelho de Silves

As comemoraçoes do 45º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, no Concelho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *