Home / Concelho / Restaurado arco da Casa-Museu João de Deus, em Messines

Restaurado arco da Casa-Museu João de Deus, em Messines

O arco situado na lateral da Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines, e que dá acesso ao segundo piso do edifício, foi intervencionado pelo Serviço de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves.

“Esta estrutura – um arco em escaiola, revestido a gesso, decorado com técnica de pintura imitando o mármore (“marmoreado”) e datada de 1997- apresentava vários problemas de conservação”.
“Após o diagnóstico, percebeu-se que já havia um restauro anterior, que estava assente sobre uma camada de cimento. Este facto impediu as técnicas de restauro e conservação da autarquia de averiguarem a qualidade da camada mais antiga, tendo-se optado por não levantar a camada de restauro e escolhendo uma metodologia de intervenção mínima, que respeitasse a autenticidade e percurso da obra.arco-casa-museu-site
Assim, foi feita uma limpeza química e mecânica, bem como: dessalinização, preenchimentos ao nível da camada de preparação, reintegração cromática e aplicação da camada de proteção”, informa a autarquia.
Esta obra vem na sequência de outras que o atual executivo, liderado pela presidente Rosa Palma, tem vindo a executar, nomeadamente na preservação de edifícios que são pertença da autarquia, recorrendo ao serviço dos técnicos do Serviço de Conservação e Restauro da própria autarquia.

Veja Também

7º Passeio de Pais Natal em Armação de Pêra

No dia 1 de dezembro realiza-se em Armação de Pêra, o 7º Passeio de Pais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *