Home / Vida / Saúde & Bem Estar / 29 de outubro- Dia Mundial do AVC, para lembrar que é tratável

29 de outubro- Dia Mundial do AVC, para lembrar que é tratável

Na comemoração do Dia Mundial do AVC em 2016, as Sociedades Portuguesas do AVC (SPAVC) e de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI) aderem à campanha promovida pela World Stroke Organization (WSO), com a principal finalidade de informar a população que o AVC é tratável.avc

“Mas para que o tratamento tenha sucesso o respeito pelo tempo é fundamental – tempo é cérebro – pelo que o AVC tem que ser encarado como uma situação de Emergência”, alertam as sociedades.

A Via Verde do AVC (ativada através de chamada para o 112) está organizada em Portugal para encaminhar os doentes rapidamente para os hospitais capazes de fornecer os tratamentos adequados.

Os especialistas da SPAVC e da SPNI explicam que “estes tratamentos incluem medicamentos que dissolvem o coágulo (trombólise farmacológica), e a remoção do obstáculo à circulação cerebral (trombectomia mecânica), que aumentam as taxas de sobrevivência e reduzem a incapacidade”. Acrescentam ainda que “o tratamento multi-modal do AVC, que integra a trombectomia além do tratamento habitual do AVC, está a decorrer 24/24 horas nos Hospitais Centrais dos grandes centros urbanos, o que implica a necessidade de coordenação eficaz e rápida entre as várias Unidades Hospitalares, para que os doentes que se verifique que necessitam destes tratamentos possam ser referenciados para esses hospitais em tempo útil”.

O AVC pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer idade, em qualquer momento e envolve todos: sobreviventes, familiares, amigos, profissionais de saúde, locais de trabalho e comunidade em geral. Responder rapidamente aos sinais de alerta pode fazer a diferença entre a recuperação e a incapacidade.

Basta o aparecimento de um dos chamados “3Fs”:
– Dificuldade em falar
– Desvio da face (Boca ao lado)
– Falta de força num braço
para suspeitar de um AVC e acionar de imediato o 112

Todos os anos, mais de 6,5 milhões de vidas são perdidas em todo o mundo e 1 uma em cada 6 pessoas vai ter um AVC. Em Portugal, o AVC é a primeira causa de morte e de incapacidade.

“Conheça os factos: o AVC, independentemente das importantes medidas preventivas de saúde publica, quando ocorre pode ser tratável e muitas vidas podem ser melhoradas com mais consciencialização e ação de todos os intervenientes – os decisores políticos, os profissionais da saúde, os media e a comunidade, e é sobretudo para a comunidade que chamamos particularmente a atenção neste dia”, apelam as Sociedade Portuguesas do AVC e de Neurorradiologia de Intervenção.

Veja Também

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA assinala-se a 1 de dezembro

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA assinala-se a 1 de dezembro Doença VIH: mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *