Home / Sociedade / Lazer / Concerto de Ricardo Martins, na Sé em Silves

Concerto de Ricardo Martins, na Sé em Silves

O guitarrista Ricardo Martins estará no dia 29, às 21h, na Sé de Silves para um concerto de apresentação do seu último CD e temas do próximo, numa iniciativa relacionada com a comemoração do Dia dos Bens Culturais da Igreja, organizada pelo Departamento da Cultura da Diocese do Algarve.
A acompanhar Ricardo Martins estarão os convidados Cláudio Sousa ( viola de fado) e João catarino ( guitarra clássica).
A entrada tem um custo de “5 cordas”.concerto-ricardo-2

Ricardo Martins começou a tomar viola aos 14 anos, de forma autodidata.  Passados dois anos começou também a estudar guitarra eléctrica e mais tarde baixo entrando para uma banda de escola chamada “Pardalinhos da Ribeira”.

Mais tarde começou a interessar-se por instrumentos tradicionais ao mesmo tempo que integrava grupos de cariz tradicional (Veredas da Memória, Cante Andarilho e o grupo de Charolas de Machados) entre estes destacam-se: bandolim, banjo, cavaquinho e guitarra portuguesa.

Relativamente à guitarra portuguesa foi o som do instrumento e a beleza das músicas de Carlos Paredes que lhe fez nascer a curiosidade de iniciar a sua difícil aprendizagem.

Em 2015 gravou o seu primeiro CD a solo contando com temas originais, versões e também adaptações de temas fora da Guitarra Portuguesa

Gravou com Luís Manhita, Márcio Gonçalves, Aurora Gonçalves, César Matoso, Afonso Dias, Acordealma, Retro Nova, Viviane, Ilda Maria e gravou a banda sonora da curta metragem “Quando for Grande” de Leonardo António.

Fez digressões por Espanha, França, Bélgica, Holanda, Sérvia, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra.

Ao longo da sua experiência musical, contando com mais de 700 espectáculos, partilhou palco com grandes nomes do teatro, literatura como: Ângela Pinto, Maria do Céu Guerra, José Fanha, Irene Flunser Pimentel (Prémio Pessoa 2007) e do fado como Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Isabel de Noronha e Filipa Cardoso.

Veja Também

Um filme no Natal, em Messines

A Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines vai, nos dias 12,13 e 14 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *