Home / Sociedade / Política / PCP questiona Governo sobre arranjo da Ponte Velha de Silves

PCP questiona Governo sobre arranjo da Ponte Velha de Silves

O  Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Cultura sobre os apoios financeiros que o Governo tenciona “afetar às obras de conservação e restauro da Ponte Velha de Silves”.

Sobre a ponte, que se encontra em risco eminente de colapso e encerrada à circulação, o PCP pergunta ainda se o Governo irá definir como “prioritárias para efeitos de inclusão nos programas de financiamento comunitário” as obras de conservação e restauro que a Câmara Municipal de Silves necessita efetuar e “cujo custo ascende a cerca de 400 mil euros”.ponte-velha

No seu documento, o PCP lembra que as “anomalias graves que comprometiam a estabilidade da ponte” já constavam de um Relatório de Inspeção elaborado em 208 pelo LNEC. Face a esta situação, o atual executivo camarário do Município de Silves iniciou, em 2014, um processo para a conservação e restauro da Ponte Velha. No âmbito deste processo, um estudo realizado em 2015 concluiu que a ponte se encontra muito degradada e em risco eminente de colapso.

Esta conclusão foi corroborada por uma vistoria conjunta da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Silves, realizada no passado mês de abril.

 

O PCP salienta ainda “que se encontra a decorrer o processo de classificação da Ponte Velha de Silves como monumento de interesse público, conduzido pela Direção-Geral do Património Cultural” e questiona o Governo sobre quando estará concluído esse processo.

 

Veja Também

Município de Silves rejeita transferência de competências do Governo

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal recusaram aceitar a transferência de competências que o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *