Home / Concelho / Câmara inicia obras de conservação e restauro nos Paços do Concelho

Câmara inicia obras de conservação e restauro nos Paços do Concelho

A partir do dia 17 de outubro, e previsivelmente até ao dia 30 de novembro, irão decorrer nos Paços do Concelho de Silves as obras de conservação e restauro dos estuques da cúpula do edifício, o que irá criar algumas dificuldades na movimentação de funcionários e visitantes e obriga a algum cuidado.

Segundo informa a Câmara Municipal ” a intervenção pretende consolidar todas as zonas do conjunto decorativo da cúpula de inspiração mudéjar/mourisca, já que há risco elevado de destacamento, podendo haver perigo para quem circula nesta zona do edifício.cupula-site

Simultaneamente, pretende-se preservar um trabalho executado aquando da construção do espaço, em finais do século XIX (a partir de 1884), início do século XX, segundo projeto de Gregório Nunes Mascarenhas, executado pelo Mestre João Vitorino Mealha.

Assim, serão colocados andaimes em sítios onde circulam pessoas e será criada uma plataforma fechada, que separa totalmente a escadaria dos estuques, para que não exista a possibilidade de queda de materiais. Ao longo dos primeiros quatro dias de trabalhos serão colocadas estas estruturas, pelo que se pede a trabalhadores e visitantes do espaço a maior atenção e cuidado nas suas movimentações, de modo a não perturbar os trabalhos, evitando circular ali durante os momentos da montagem.

O trabalho de preservação dos estuques propriamente dito será executado pelas técnicas do Sector de Conservação e Restauro da autarquia, que têm vindo a analisar o espaço, os materiais e todas as necessidades de intervenção a que esta obra obrigará”.

Na sua nota, a presidente da Câmara, Rosa Palma pede compreensão pelas dificuldades criadas mas afirma que “era da maior importância intervir  para que pudéssemos preservar um espaço que é único e que tanto nos orgulha”.

Veja Também

Juntas de Freguesia com novos equipamentos

A Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines tem duas novas viaturas, entregues pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *