Home / Algarve / Festival de Observação de Aves até 5 de outubro

Festival de Observação de Aves até 5 de outubro

Começa hoje ( dia 30 de setembro) e decorre até ao dia 5 de outubro, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres.cartaz-britango

Este ano, a ave escolhida para o cartaz é o britango (Neophron percnopterus). É igualmente a ave que a SPEA elegeu como “Ave do Ano 2016”.

Também conhecido como abutre-do- egito, é uma das aves planadoras que passa por Sagres todos os anos, durante setembro e princípio de outubro, sobretudo imaturos e juvenis. A sua população sofreu um declínio, em Portugal e Espanha, de cerca de 30% nas últimas 3 décadas, devido à degradação do habitat, perturbação humana e perseguição, encontrando-se atualmente em perigo de extinção.

Como tem acontecido nos últimos anos, centenas de pessoas irão estar de olhos postos no céu à procura de bandos de grifos, cegonhas pretas, águias-calçadas ou britangos. Haverá ações de devolução de aves à natureza, sessões de anilhagem, observação de aves marinhas e passeios quer ao largo da costa para ver golfinhos, quer ao longo da mesma, para melhor conhecer a geologia de Sagres.

Há também muitas atividades pensadas para as crianças.

Muitas das atividades são gratuitas, outras têm um custo de inscrição cobrado diretamente pelas empresas parceiras do evento. As  inscrições podem ser feitas no site : http://www.birdwatchingsagres.com/

 

 

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, e tem a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores. Acontece nesta altura do ano porque é o pico da altura da migração de outono, quando as aves migratórias deixam o nosso país em direção a terras quentes africanas.

 

Veja Também

Exposição Fotográfica “Refugiados” em Silves

A Exposição fotográfica “Refugiados” do fotógrafo Frank Kopperschläger está patente ao público nos Paços do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *