Home / Sociedade / Cultura / “Comunidades e Culturas” é o tema das Jornadas do Património que também se comemoram em Silves

“Comunidades e Culturas” é o tema das Jornadas do Património que também se comemoram em Silves

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Silves (CMS) volta a associa-se às Jornadas Europeias do Património através de uma programação especial a decorrer de 23 a 25 de setembro.

“Comunidades e Culturas” é a temática deste ano.cartaz-jornadas-patrimonio

A primeira destas atividades, sob o mote “Conservando Culturas Passadas”, tem início no dia 23 de setembro e pretende dar a conhecer o trabalho efetuado pelo serviço de Conservação e Restauro da CMS nas estruturas Almóadas do Castelo de Silves, ao nível das técnicas de restauro e dos procedimentos aplicados neste tipo de monumento.

 

Esta ação, dirigida a grupos escolares e público em geral, terá duas sessões, uma às 10h e outra às 15h, e será complementada por uma visita acompanhada às Habitações Palatinas da Alcáçova de Silves, guiada por um técnico da área do Património com o propósito de interpretar os espaços em apreço.

No dia seguinte, a proposta traduz-se num passeio acompanhado de 5 horas ao quotidiano de um pastor e do seu rebanho. A atividade é dirigida ao público em geral e permitirá a passagem de conhecimento da ancestral arte da pastorícia e da natureza e, simultaneamente, saber um pouco mais sobre a evolução histórica da localidade, o património hidráulico existente no percurso – onde se inclui um conjunto de várias tipologias de noras – pomares de sequeiro do barrocal algarvio e a sua relevância no modo de vida destas comunidades. O ponto de encontro é a Casa de Pasto “A Adega”, junto à Escola Primária da Portela de Messines, pelas 8h00.

No dia 25 de setembro, último dia de atividades, será realizada uma visita acompanhada aos locais da zona urbana de Silves onde viveram judeus, muçulmanos e cristãos durante a Idade Média. A ação tem início pelas 10h e é dirigida a grupos escolares e ao público em geral.

Todas as atividades programadas são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia junto do sector de Património da CMS, através do telefone 282 444 100 ou do endereço de correio eletrónico patrimoniocultural@cm-silves.pt.

De referir que a realização das atividades dos dias 24 e 25 de setembro está sujeita a um número mínimo de seis participantes.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países, e visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A nível nacional este evento é coordenado pela DGPC, que também define o tema anual, e conta com a participação várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria.

“Comunidades e Culturas” é o tema desta edição e pretende, segundo a DGPC, “destacar o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos ambientes culturais, nas mais variadas formas”, uma vez que “compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões”.

Veja Também

Município de Silves rejeita transferência de competências do Governo

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal recusaram aceitar a transferência de competências que o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *