No dia 11 de Setembro, pelas 15h30, no Castelo de Silves, será apresentada a obra “Porto de Saudade”, de João Morgado, obra vencedora da primeira edição do Prémio Literário de Poesia Manuel Neto dos Santos, criado pela Arandis Editora.
O evento contará com a presença do autor e de Manuel Neto dos Santos.
Quem pretender comparecer na apresentação do livro terá acesso gratuito ao recinto do castelo devendo, para tal, apresentar o convite na recepção. O convite pode ser encontrado nas páginas do Facebook do autor ou da editora, ou ainda do poeta Manuel Neto dos Santos. E basta ser impresso.
O autor de “Porto de Saudade”, João Morgado, nasceu em 1965, em Aldeia do Carvalho, Covilhã. É formado em Comunicação e Marketing, foi jornalista, hoje é consultor nos meios empresariais e políticos.
Na literatura, afirmou-se com dois romances: Diário dos Infiéis e Diário dos Imperfeitos – obras que foram adaptadas ao teatro. Escreve poesia, contos e crónicas.
Na sua incursão pelo romance histórico, lançou a obra Vera Cruz sobre a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral, e um polémico romance biográfico de Vasco da Gama, Índias. Na sua saga pelos descobrimentos, lança agora “Porto de Saudade”, um longo poema em jeito de cantiga de amigo em que critica a vã glória dos portugueses.
Recebeu os seguintes prémios:
Prémio Literário António Gaspar Serrano, 2016
Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015
Prémio Literário de Poesia Arandis – Manuel Neto dos Santos 2015
Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas 2015
Prémio Literário António Alçada Baptista 2014
Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012
Hello Sir Manuel Neto dos Santos
I am not so good in Portuguese, but I would like to read YOUR erotic poems, even if they are in your own language, I might
catch sence and flow. (I lived in Lisbon 6 years, but 63 years ago. My best friend from Licee Charles Lepierre was Luiz de Saldanha, later oceonograph, who died in 1997 (uncertain: no answer of family or universityi))
With best regards
G(erhard) Michael Thude