Home / Concelho / Dia do Município comemorado em festa

Dia do Município comemorado em festa

No dia em que se completaram 827 anos sobre a conquista da cidade, 3 de setembro, Silves comemorou o Dia do Município.
Uma sessão solene no Castelo de Silves abriu o programa de comemorações que encerrou em S. Bartolomeu de Messines, no renovado Campo Municipal.

Pelas 10h, teve inicio a sessão solene de homenagem a cerca de duas centenas e meia de atletas medalhados ao longo do ano, nas respetivas modalidades, o que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo. Este ano, pela primeira vez, foram também homenageadas outras personalidades do concelho, que se têm distinguido nas respetivas áreas.
“Temos a noção de que reconhecer e valorizar o trabalho dos atletas contribui para o reforço da autoestima, estimulando a obtenção de melhores resultados, ao mesmo tempo que a imagem e prestígio dos clubes e associações que albergam os jovens, também saem consolidados.
Conforme foi anunciado no ano transato, neste Dia do Município, alargamos as homenagens a personalidades que se têm distinguido nas áreas da cultura, do património, da ação social e da vida empresarial, seleção agora feita que não se esgota aqui – é bom vincar, sendo que nos anos vindouros, teremos a oportunidade de realçar e fazer justiça ao contributo de outros cidadãos”, afirmou, a respeito, a presidente Rosa Palma no seu discurso.

A presidente Rosa Palma
A presidente Rosa Palma ,“O currículo e percurso de cada uma das personalidades escolhidas fala por si, as distinções são inteiramente justas, devendo o concelho de Silves orgulhar-se de reunir no seu seio tão insignes figuras que têm dado fundamental contributo ao desenvolvimento local”, acrescentou.

 

Ainda na sua intervenção, a presidente da Câmara de Silves lembrou o “período brilhante” da história da cidade aquando da ocupação muçulmana, para depois se virar para o presente, destacando vários aspetos da intervenção do atual executivo. A melhoria do serviço de abastecimento de água, as melhorias no parque de máquinas e viaturas, a centralização do atendimento aos munícipes, o investimento na educação, o apoio à cultura e ao movimento associativo foram alguns dos aspetos focados por Rosa Palma.

A presidente falou também da nova gestão municipal, que segue a regra “Fazendo Mais com Menos”, caraterizada por uma “gestão transparente e de proximidade” de que é um exemplo a implementação do orçamento participativo. “Melhorar os níveis de eficácia e eficiência dos serviços municipais, cumprir com os compromissos assumidos, aumentar a qualidade da prestação do serviço público, elevar ao máximo os níveis de investimento para resolver os problemas das populações e contribuir para um concelho mais próspero e desenvolvido – contando também com o contributo das demais forças políticas com assento na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal”, é o que “nos motiva no dia a dia”, afirmou ainda Rosa Palma.

A cerimónia, no Castelo de Silves
A cerimónia, no Castelo de Silves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais verde em Messines

Pelas 15h, o programa continuou, já no Campo Municipal de S. B. Messines, para a inauguração das obras realizadas. No estádio pintado pela ação dos sócios que se juntaram aos fins de semana para executarem essa tarefa, depois da Câmara ter cedido os materiais, foi inaugurado o novo relvado sintético de última geração, num investimento que ascendeu os 150 mil euros. Algumas dezenas de pessoas juntaram-se para a cerimónia e para a apresentação da equipa da UDM para a presente época.campo-municipal

O executivo camarário, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, João Carlos Correia, e o presidente da UDM, Hélder Braz, visitaram também a Escola EB 2,3 João de Deus, onde foi feita uma intervenção que incluiu o arrelvamento de dois recintos, um polidesportivo com marcações para futebol de 5 e andebol e um outro campo para prática desportiva diversa.

O novo campo na EB 2,3 de Messines
O novo campo na EB 2,3 de Messines

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja Também

Depois de uma tarde muito dura, Silves prepara-se para uma noite de inquietação

As imagens do pânico que se viveu esta tarde no Enxerim, às portas de Silves, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *