Home / Sociedade / Lazer / Na Feira Medieval , “Xilb dos Pequenos” com atividades para as crianças

Na Feira Medieval , “Xilb dos Pequenos” com atividades para as crianças

A XIII Feira Medieval de Silves tem um espaço para os mais pequenos, a “Xilb dos Pequenos”  que funciona diariamente, na Praça Al-Mu’tamid, das 18h às 24h, no qual são desenvolvidas várias atividades educativas e lúdicas, destinadas às crianças que são devidamente acompanhadas por técnicos da autarquia.xilb dos pequenos

“Uma das ações previstas levará os mais novos a descobrirem a figura imaginária de Ahmed Said, o oleiro azarado, que vivia na rua da Azoia, sendo conhecido como o poeta do barro, pois todas as peças por ele executadas tinham algo de poético, algo que se destacava das restantes oficinas desta Xelb. O seu cunho pessoal e a sua decoração cuidadosamente executada davam-lhe fama entre governadores, no entanto o oleiro vivia uma maré de azar, era raro conseguir concluir uma peça sem quebrar antes e, por isso, necessitará da colaboração de todos os jovens participantes.

Outra das propostas levará á descoberta dos “Sinais e arabescos místicos”, através da realização de uma oficina de artes decorativas ornamentais no tempo de almorávidas, almóadas e de Ibn Qasî,.

Os cristãos também terão espaço neste “Xilb dos Pequenos”, com a ação “Relâmpago, o cavalo bravo de D. Afonso Henriques”. Nesta atividade, uma oficina de conceção do cavalo e dos acessórios de guerra oferecidos pelo Rei conquistador ao seu aliado Ibn Qasî, recordar-se-á um episódio da história real, ocorrido aquando do estabelecimento da aliança entre o Rei Cristão e Ibn Qasî.

Para além destas ações, os pequenos visitantes da XIII Feira Medieval de Silves poderão participar na criação de um mosaico decorativo, na ação “Hoje, também tu és digno dessa oferta”, bem como em oficinas de dança e sons dinamizadas pela Associação Raks Al Amar e por Emad Selim.

Todos os dias “Na hora da História ouvimos….lendas e estórias do tempo de Mouros” serão contadas as histórias e lendas da cidade de Silves, apelando á imaginação e intervenção dos participantes.

Neste espaço haverá, ainda muitos jogos e diversões, que recordarão os tempos medievais, tais como: Jogo da corda, andas, andarilhos, jogo das sacas, guilhotina, jogos das argolas, baloiços, jogos de equilíbrio com estrados e jogos de tabuleiro (jogo do alquerque e jogo do moinho).”

A XIII Feira Medieval de Silves é organizada pela Câmara Municipal de Silves.

Veja Também

Festa de Natal de Castelo dos Sonhos

A Associação Castelo de Sonhos realiza a sua Festa de Natal no próximo dia 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *