Foi apresentado publicamente o Programa Algarve Cultural, que pretende reforçar e qualificar a programação cultural da região entre outubro de 2016 e maio de 2017.
É um projeto conjunto dos Ministérios da Economia (com a Secretaria de Estado do Turismo) e da Cultura e ainda com o envolvimento do Turismo de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, bem como dos agentes culturais locais.
A ideia é diversificar e aumentar a atratividade da oferta turística e cultural no Algarve nos meses das épocas média e baixa e assegurar um calendário de iniciativas que possa garantir atração de turistas, nacionais e internacionais, durante todo o ano.
O desafio é a construção de uma oferta consistente, coerente e coesa, que acrescente valor e que procure diminuir a sazonalidade turística da região do Algarve através da criatividade e inovação, com vista à sua sustentabilidade futura.
O projeto terá um financiamento de 1,5 milhões de euros, que será suportado na íntegra pelo Turismo de Portugal.

De acordo com o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, “para o Governo a Cultura é um ativo transversal a todas as áreas de governação, nesse sentido é essencial promover projetos em parceria interministerial, e entre Governo e Autarquias, que nos permitam valorizar as artes, a vida cultural e o património, material e imaterial”.
Para a coordenadora da Programação, Dália Paulo, “este é um programa que nasce de uma ideia feliz e necessária de diálogo entre a Cultura e o Turismo, sendo um programa inovador pela forma como lança o desafio aos agentes culturais e criativos do território para construir uma oferta cultural de qualidade baseada nos valores identitários e, assim, criar uma experiência única e diferenciadora, que proporcionará aos visitantes uma imersão e descoberta por criações, lugares, emoções e estórias e aos residentes um reforço identitário que permitirá reforçar a imagem positiva da Região, para mostrar que há vida e cultura no Algarve todo o ano.”
Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, afirma ainda: “Como há muito tempo tenho vindo a insistir, o turismo algarvio tem de ter sustentabilidade durante todo o ano. O programa Algarve Cultural traduz o reforço da criação artística e da oferta cultural da Região e permitirá também, seguramente, a valorização dos agentes culturais locais. Este programa é fruto da união e vontade de várias entidades, públicas e privadas, para que tenhamos na região um nível de visitantes mais constante ao longo de todo o ano. O contributo de todos em prol da valorização cultural e turística do Algarve será sempre bem-vindo e nunca será demais. Juntos queremos construir uma oferta ainda mais qualificada e consistente que ajude a solidificar a Região como destino turístico e cultural moderno e com futuro.”
Programação / Destaques
Foram também divulgados os destaques da programação dos eventos que decorrerão integrados no Programa Algarve Cultural.
Para ver a programação completa, aqui:
Destaques de eventos em Silves
Música, Espaços e Paladares
Adegas com Jazz | outubro a março | Silves | Org. Câmara Municipal de Silves
Música, Espaços e Tempos
A Lyrical White Christmas with Tenor Carlos Guilherme | dezembro | Catedral de Silves, Igreja Matriz de Monchique e Espaço Guadiana | Org. Orquestra de Jazz do Algarve
Ciclo Guitarras & Património |outubro e maio | Espaços museológicos dos 16 concelhos | Org. Academia
FIMA, Festival Internacional de Música do Algarve | 10 e 17 de março, 6, 7 e 13 de abril e 4 e 5 de maio | Faro, Silves, Loulé, Portimão, Lagos, Albufeira e Tavira | Org. Orquestra Clássica do Sul
Território e Memória
Momentos Fantásticos com o Património – A Banda Bai | 15 de outubro e 15 de novembro | Museu de Lagos e Museu Municipal de Arqueologia de Silves | Org. Vicentina, Associação de Desenvolvimento para o Sudoeste
Território, criação e transformação
Hugo Alves & João Frade Morphosis | 20 a 22 de outubro e 10 a 12 de novembro | Silves, Lagos e Vila do Bispo, Castro Marim, São Brás de Alportel e Olhão | Org. Orquestra de Jazz do Algarve