Home / Concelho / Incêndio de Messines foi “dominado”, operações de rescaldo e vigilância prosseguem

Incêndio de Messines foi “dominado”, operações de rescaldo e vigilância prosseguem

O fogo que desde ontem atingiu as freguesias de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra foi “dominado” hoje, às primeiras horas do dia, depois de uma longa luta travada por centenas de bombeiros vindos do distrito de Faro, Beja e Lisboa.
No terreno está-se a proceder agora às operações de consolidação e de rescaldo, o que deverá demorar ainda bastantes horas, tanto mais que as altas temperaturas irão manter-se hoje durante todo o dia.

Fotos aéreas do incêndio publicadas hoje de manhã pela presidente da Câmara, Rosa Palma
Fotos aéreas do incêndio publicadas hoje de manhã pela presidente da Câmara, Rosa Palma

incendio fotos rosa palma
Ontem ao final da tarde e princípio da noite, o fogo chegou a ter proporções alarmantes, em determinada altura com duas frentes, combatidas por cerca de três centenas de operacionais, cerca de 70 viaturas e meios aéreos.
Com as chamas a aproximarem-se de várias habitações, 49 pessoas acabaram por ser evacuadas das suas residências, por precaução. As pessoas evacuadas foram acompanhadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil que esteve no terreno, juntamente com a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, prestando apoio a vários níveis.
A proteção das habitações foi uma das maiores preocupações dos bombeiros, coordenados por Richard Marques, comandante operacional de socorro ( de Portimão). Nesta tarefa os bombeiros foram confrontados com muitas dificuldades numa zona onde existe muito povoamento disperso. Mas graças ao seu esforço foi possível preservar todas as habitações tendo ardido apenas algumas ruínas e anexos.
Já na parte florestal e agrícola, muitas pessoas perderam os seus bens, por verem ardidas as suas terras. O balanço penoso aos prejuízos que começa a ser feito agora com a luz do dia.

 

Veja Também

Depois de uma tarde muito dura, Silves prepara-se para uma noite de inquietação

As imagens do pânico que se viveu esta tarde no Enxerim, às portas de Silves, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *