Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Bandeira Azul: 30 Anos – 30 Critérios, Um objetivo

Bandeira Azul: 30 Anos – 30 Critérios, Um objetivo

Em 2016, o Programa Bandeira Azul celebra os seus 30 anos, sob o lema “30 anos, 30 critérios, um objetivo”.
Portugal foi um dos países fundadores do Programa Bandeira Azul a nível mundial e é inegável que nestas três últimas décadas a qualidade e a segurança das nossas praias, marinas e portos de recreio, em nada se compara com a situação que havia anteriormente.
Hoje, a Bandeira Azul é um símbolo nacional e internacional de qualidade.
Em 1986 foi pela primeira vez hasteada a Bandeira Azul nas praias portuguesas. Para que as mesmas estejam presentes, atualmente, é necessário que as candidaturas respondam eficazmente a quatro critérios essenciais: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, com o vice-presidente da Câmara de Silves, Mário Godinho e a vereadora Luísa Conduto Luís, a hastear as bandeiras
Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, com o vice-presidente da Câmara de Silves, Mário Godinho e a vereadora Luísa Conduto Luís, a hastear as bandeiras

Todas essas condições têm vindo a ser cumpridas pelo Município de Silves, entidade a quem cabe apresentar a candidatura à Bandeira Azul. Este ano, as bandeiras foram hasteadas no dia 6 de junho, em todas as praias do concelho, Armação de Pêra e Praia Grande ( Pêra).
O esforço para melhorar continuamente as condições das praias, no que se refere à higiene e segurança tem sido notório.
A novidade deste ano veio da parte do Júri Nacional do Programa da Bandeira Azul que deliberou “congratular a Câmara Municipal de Silves pela excelente qualidade de informação e estética dos painéis e reconheceu o aumento qualitativo das atividades de educação ambiental propostas pela autarquia”.

Crianças do Agrupamento de Escolas Silves Sul juntaram-se à cerimónia
Crianças do Agrupamento de Escolas Silves Sul juntaram-se à cerimónia

As praias do Concelho de Silves receberam também a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza.
O principal critério para a atribuição do galardão praia com “qualidade de Ouro” é a qualidade da água balnear que terá de ser “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares”.

A Bandeira Azul é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

Veja Também

Aberto concurso para Área de Autocaravanas em São Marcos da Serra

São Marcos da Serra irá dispor de uma Área de Autocaravanas, com 22 lugares. Além …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *