Home / Sociedade / Cultura / Espetáculo de João Cuña e Pedro Mendes na inauguração de exposição sobre “A Guitarra Portuguesa”

Espetáculo de João Cuña e Pedro Mendes na inauguração de exposição sobre “A Guitarra Portuguesa”

O grupo Amar Guitarra, composto por João Cuña e Pedro Mendes, apresentar-se-à  num concerto de tributo à guitarra portuguesa, no  dia 29 de julho, pelas 21h30, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, por ocasião da inauguração da exposição “A Guitarra Portuguesa – The Portuguese Guitar”.

modelo_Triptico A3 frente
Dezasseis guitarras que pertencem à coleção pessoal de José Paulo Costa, um dos maiores colecionadores de guitarras portuguesas, poderão ser vistas nesta mostra patente ao público na sala de exposições temporárias do MMAS até ao dia 6 de novembro.

 

“A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal e do Museu de Portimão, bem como do Museu do Fado-EGEAC, do Grupo Stap e da revista Monumenta, e levará os visitantes a descobrirem todas as curiosidades relacionadas com este instrumento musical, como, por exemplo, os três tipos de guitarras que existem.

Os mestres construtores que maior nome têm nesta arte, como Álvaro da Silveira e as famílias Grácio e Cardoso serão, igualmente protagonistas desta mostra.
A guitarra Portuguesa, construída de maneira a ter 12 cordas, terá sido um dos fatores decisivos para a classificação do Fado como Património Imaterial da Humanidade, já que é um elemento indissociável deste género musical, influenciando a música pela sua sonoridade, forma e construção únicas.”

Veja Também

Segurança Social em Messines, sem condições, afirma o PCP

O deputado do PCP, Paulo Sá, questionou recentemente o Governo sobre as deficientes condições de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *