A autarquia silvense prepara o lançamento de dois concursos públicos para a execução de empreitadas na zona da Estação dos Caminhos-de-ferro de Silves, após a conclusão dos respetivos projetos técnicos.
A primeira empreitada desenvolve-se no interior da Urbanização Silgarmar, consistindo na repavimentação dos arruamentos e na remodelação da rede de águas pluviais. O preço-base de concurso ascende a 210 mil euros, com prazo de execução de 3 meses.
A segunda empreitada, de grande envergadura e de investimento significativo, incide nos arruamentos da Urbanização Silgarmar, localizada junto da Estação de Caminhos-de-ferro e atravessada pela EN 124-1 (antiga estrada Silves-Lagoa). Trata-se de uma zona onde os arruamentos se encontram extremamente degradados, enquanto as infraestruturas elétricas e de telecomunicações estão aéreas, a rede de drenagem de águas pluviais é praticamente inexistente e a rede de abastecimento de água é em fibrocimento e sujeita a roturas constantes.
O preço-base de concurso ultrapassa os 500 mil euros, prevendo-se o seguinte: execução de passeios e arruamentos dos dois lados da estrada; execução de infraestruturas eléctricas de baixa tensão, rede de iluminação pública e infraestruturas de telecomunicações – tudo com desenvolvimento subterrâneo; execução de estacionamentos, execução de rede de drenagem de águas pluviais, plantação de árvores e sistema de rega, colocação de 2 ilhas ecológicas em cada um dos arruamentos para deposição selectiva de resíduos, instalação de 6 papeleiras em ferro fundido, 7 bancos pré-fabricados em betão e 2 paragens de autocarro.
A rede de abastecimento de água em fibrocimento é integralmente substituída.
Segundo a presidente da Câmara, Rosa Palma, disse ao Terra Ruiva, “ os investimentos programados para a zona da Estação da CP de Silves, representam um importante esforço financeiro por parte do município, permitem a reabilitação e a requalificação de infraestruturas que se encontram em mau estado e com imagem degradante, dignificando e valorizando uma das portas de entrada da cidade de Silves, consolidando o seu potencial turístico, e melhorando os níveis de bem-estar e conforto da população.”