Home / Concelho / Ação de salvaguarda na Ermida da Senhora do Pilar, no Algoz

Ação de salvaguarda na Ermida da Senhora do Pilar, no Algoz

Foi colocada uma porta, provisória, na Ermida de Nossa Senhora do Pilar, no Algoz, por ação da Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Fábrica da Igreja do Algoz.

A nova porta na Ermida
A nova porta na Ermida

“Ao tomar conhecimento do estado de degradação da Ermida, que havia sido assaltada e vandalizada, a Direção Regional de Cultura, assumiu o custo de uma porta, em ferro, numa intervenção de emergência, uma vez que o imóvel se encontrava desprotegido e sujeito a novos atos de vandalismo.
Para além desta ação de proteção da Ermida, reforçaram-se as condições de vigilância e segurança deste antigo templo. Recorde-se que, desde o dia 20 de maio, os bens culturais imóveis do Algarve contam com a colaboração do Comando Territorial de Faro da GNR para ações de vigilância e sensibilização, estando a Ermida de Nossa Senhora do Pilar identificada no grupo de imóveis de risco e vulnerabilidade face à sua localização algo isolada”, informa a Direção Regional de Cultura.

Para breve estão previstas novas ações a serem desenvolvidas pelo grupo “Amigos da Ermida N.S. do Pilar” que partiu da iniciativa de um grupo de cidadãos que está a desenvolver esforços para angariar verbas para ajudar na recuperação deste templo datado do século XVII e que se encontra classificado, desde 1993, como Imóvel de Interesse Público, o que não impediu que tivesse sido vandalizado, assaltado e deixado ao abandono ao longo de mais de uma década.

Quem desejar acompanhar de perto as iniciativas desta comissão pode fazê-lo através da página no facebook criada para o efeito e /ou oferecer a sua ajuda através do email: amigosdaermida@gmail.com

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Armação de Pêra, da aldeia a vila – fragmentos para a sua história

Em Silves, no edifício da Câmara, encontra-se patente, até ao final do mês de setembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *