A alimentação artificial do areal de Armação de Pêra e a demolição de dois apoios de praia são algumas das propostas do Programa para a Orla Costeira Odeceixe – Vilamoura ( POC OV) que se encontra em consulta pública até 19 de julho.
De entre as medidas a aplicar nas praias do concelho de Silves destaca-se a “alimentação artificial do areal em Armação de Pêra”, “com recurso a materiais provenientes das dragagem do estuário do rio Arade”; a “demolição de duas construções na praia de Armação de Pêra/ Pescadores”; e o “ordenamento do estacionamento” nas zonas poente e nascente da praia.
Destaca-se ainda a “criação de Área Protegida Privada na Praia Grande, de forma a salvaguardar os valores naturais ali existentes”.
De acordo com esta proposta do POC OV, a alimentação do areal em Armação de Pêra deverá custar um milhão de euros e está calendarizada para 2016, assim como a criação da área protegida da Praia Grande, com um investimento estimado de 100 mil euros.
Já o ordenamento do estacionamento só deverá ser concretizado em 2018.
Este novo POC OV foi elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente e abrange uma área costeira de 210 km, nos concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa, Silves e Albufeira, tendo previstas demolições de construções em 11 praias.
O seu prazo de execução prolonga-se até 2021 e tem um investimento estimado de 52 milhões de euros.
Os documentos estão disponíveis para consulta no portal PARTICIPA – www.participa.pt