Home / Sociedade / Cultura / Exposição de arqueologia “Quem nos escreve desde a serra”, em Silves

Exposição de arqueologia “Quem nos escreve desde a serra”, em Silves

Está patente, na zona ribeirinha de Silves, a Exposição de Arqueologia “Quem nos Escreve desde a Serra”.
Esta mostra dedicada às estelas com escrita do Sudoeste (escrita caraterística da serra que separa o Algarve do Alentejo e mais antiga manifestação do género da Península Ibérica, que está, ainda hoje, por decifrar) e à Idade do Ferro dará a conhecer ao público em geral este tema e os materiais arqueológicos com ele relacionados.

exposiçao quem nos escreve desde a serra
A exposição apresenta conteúdos escritos bilingues (português e inglês) devidamente ilustrados e está organizada em temas: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, os seus investigadores e os conjuntos arqueológicos conhecidos. Haverá, ainda, informação sobre os achados relacionados com este tipo de escrita, feitos no concelho de Silves.
Como complemento à exposição, o artista plástico El Menau e Ângela Menezes apresentam, cada um, um painel com uma pintura mural e uma instalação.
Ângela Menezes criou ainda uma instalação contemporânea que representa as vogais da escrita do Sudoeste (AEIOU), realizada com ferro de obra e redes de pesca reutilizadas. Esta revela múltiplas perspetivas conforme o visitante se desloca, havendo ainda uma metamorfose noturna através da sua iluminação “retroiluminada”.
O evento conta com a organização da Câmara Municipal de Silves, Câmara Municipal de Loulé, Museu Nacional de Arqueologia, Projecto ESTELA.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Exposição “Feira de Todos os Santos em Recortes de Jornal”

Em Silves, no edifício da Câmara, encontra-se patente, até ao final do mês de novembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *