Home / Sociedade / Cultura / Exposição de arqueologia “Quem nos escreve desde a serra”, em Silves

Exposição de arqueologia “Quem nos escreve desde a serra”, em Silves

Está patente, na zona ribeirinha de Silves, a Exposição de Arqueologia “Quem nos Escreve desde a Serra”.
Esta mostra dedicada às estelas com escrita do Sudoeste (escrita caraterística da serra que separa o Algarve do Alentejo e mais antiga manifestação do género da Península Ibérica, que está, ainda hoje, por decifrar) e à Idade do Ferro dará a conhecer ao público em geral este tema e os materiais arqueológicos com ele relacionados.

exposiçao quem nos escreve desde a serra
A exposição apresenta conteúdos escritos bilingues (português e inglês) devidamente ilustrados e está organizada em temas: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, os seus investigadores e os conjuntos arqueológicos conhecidos. Haverá, ainda, informação sobre os achados relacionados com este tipo de escrita, feitos no concelho de Silves.
Como complemento à exposição, o artista plástico El Menau e Ângela Menezes apresentam, cada um, um painel com uma pintura mural e uma instalação.
Ângela Menezes criou ainda uma instalação contemporânea que representa as vogais da escrita do Sudoeste (AEIOU), realizada com ferro de obra e redes de pesca reutilizadas. Esta revela múltiplas perspetivas conforme o visitante se desloca, havendo ainda uma metamorfose noturna através da sua iluminação “retroiluminada”.
O evento conta com a organização da Câmara Municipal de Silves, Câmara Municipal de Loulé, Museu Nacional de Arqueologia, Projecto ESTELA.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

“Algarve Intemporal” em S. Marcos da Serra

O ciclo de música, literatura, gastronomia e património “Algarve Intemporal” continua no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *