Home / Sociedade / Cultura / Arte de rua em Messines – No final do mês começam as intervenções

Arte de rua em Messines – No final do mês começam as intervenções

São já conhecidas as propostas de intervenção em espçaos públicos da Vila de Messines, a desenvolver no âmbito do projeto de arte em comunidades rurais – WATT? .
As propostas dos três artistas convidados, Xana, Menau e Tiago Batista, foram apresentadas e discutidas com o público no dia 14 de maio, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, que colabora neste projeto promovido pelo LAC- Laboratório de Artes Criativas de Lagos em parceria com a Fundação EDP.
Antes de serem reveladas as propostas dos artistas, o presidente do LAC, Nuno Pereira, lembrou aos presentes que as mesmas foram inspiradas na troca de impressões que houve entre os autores e a população, num encontro realizado em Messines, no dia 22 de abril.
Seguidamente, procedeu-se à referida apresentação. A primeira coube a Menau, jovem artista de Quarteira, cuja linha de trabalho é atualmente delineada através da StreetArt, desenho e instalação. A este artista coube a parede lateral do edifício da Sociedade Columbófila de Messines. Para este espaço Menau escolheu representar a figura do célebre guerrilheiro Remexido.

parede menau 1

Edifício da Sociedade Coiumbófila com a proposta de Menau
Edifício da Sociedade Columbófila com a proposta de Menau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já Tiago Batista, que irá intervir na extensa parede do armazém frente ao largo da feira e de mercados, na Rua António Aleixo, inspirou-se na figura do santo Bartolomeu, apóstolo que foi esfolado vivo pela sua fé. Respondendo a perguntas do público, que se dividiu na apreciação desta proposta, Tiago Batista esclareceu que quis “juntar a questão do esfolado ao que se passa hoje” em vários campos da sociedade portuguesa, nomeadamente “na saúde” pelo que o seu desenho também inclui bisturis.

Proposta de Tiago Baptista, para a parede do armazém na Rua António Aleixo
Proposta de Tiago Baptista, para a parede do armazém na Rua António Aleixo

 

parede tiago baptista site

 

 

 

 

 

 

 

Por sua vez, Xana , artista com vasta obra em várias dimensões, e que reside em Lagos desde 1984, apresentou a sua visão para o posto da EDP que se encontra junto à pré-primária de Messines ( no Bairro CHE). Como inspiração, afirmou ter usado as referências apresentadas no encontro anterior com a população, nomeadamente as “colunas da igreja matriz”, “os menires e a escrita do sudoeste”, bem como as “letras da Cartilha de João de Deus” e até as cores do equipamento do Messinense e do grés. A sua proposta, coerente com o seu estilo marcado por uma “relação abstrata com imagens e cores” usa palavras, formas e cores, numa conjugação que mereceu elogios dos presentes.

parede xana site 2

 

A proposta de Xana para o edifício da EDP
A proposta de Xana para o edifício da EDP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No final, Nuno Pereira lembrou que está por definir qual será a intervenção a fazer no local definido como o “espaço da comunidade”, que neste caso é o edifício da EDP junto à entrada da EB2.3 João de Deus. Aí, “em meados de julho” ( em data a divulgar oportunamente) a população será convidada a pintar o espaço, numa ação concertada pelo artista Xana.

O edifício que será pintado pela comunidade
O edifício que será pintado pela comunidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a conclusão de todas estas obras de rua, será criado um circuito de visitas guiadas, a desenvolver por pessoas da comunidade de Messines ( qualquer pessoa se pode voluntariar para esta tarefa). Estas visitas poderão ser um motivo de interesse acrescido para que outras pessoas visitem a Vila, disse ainda Nuno Pereira que lembrou ainda que, em Lagos, o LAC, num projeto semelhante, conseguiu já criar um circuito de arte pública, com 25 intervenções que têm sido bem acolhidas pelos locais e turistas.

 

Nota: Recebemos entretanto a informação de que a proposta apresentada por Menau, para o edifício da Sociedade Columbófila será alterado, a pedido desta Sociedade. Divulgaremos a proposta final logo que a mesma seja aprovada.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Biblioteca quer criar Clube de Leitura para Jovens

A Biblioteca Municipal de Silves está a lançar um desafio aos jovens com idades compreendidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *