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Modernização administrativa na Câmara de Silves, agora no sector da água e saneamento

A Câmara Municipal de Silves tem estado a proceder a diversas alterações nos serviços e respetiva forma de funcionamento com o objetivo de prestar melhor serviço aos munícipes.
Está em curso uma modernização administrativa, com novidades anunciadas pela autarquia.

A medida mais significativa, e que em breve estará a funcionar em pleno, diz respeito à criação e instalação de um balcão único de atendimento que irá permitir aos munícipes resolver os seus assuntos no mesmo local. Terminará assim a situação, de todos conhecida, em que o cidadão tinha de percorrer vários serviços, alguns deles localizados em edifícios diferentes.
Para preparar o funcionamento em pleno deste balcão têm estado a ser implementadas diversas alterações, ao mesmo tempo que tem decorrido um período de formação para os funcionários da autarquia que estarão neste atendimento ao público.agua

Recentemente, a Câmara anunciou que tinha adquirido uma “nova aplicação informática de gestão comercial de água, de execuções fiscais e respetivos serviços conexos, nomeadamente o envio de faturas através dos CTT, com incorporação do aviso postal de receção pelo destinatário”.

Esta aquisição, que representa um investimento superior a 125 mil euros, irá prevenir situações em que as pessoas eram surpreendidas por cortes no fornecimento de água, sem prévio aviso, ou que recebessem faturas com valores irrisórios ( de alguns cêntimos), o que acontecia com o anterior programa de faturação que se encontrava totalmente obsoleto, como apurou o Terra Ruiva.
A nova aplicação permite não só o “envio de faturas através dos CTT” como a “emissão e envio” de faturas digitais legalmente aceites, a existência de uma “conta corrente do munícipe, a recolha automática, por via telefónica, das leituras dos consumos dos contadores de água e a utilização de equipamentos móveis de recolha de leitura de contadores de água, com sistema de georreferenciação”.

“Até meados do mês de Junho, irá decorrer a implementação da nova aplicação informática e dos vários serviços conexos, com a necessária migração de dados, processo esse que exige a melhor compreensão dos munícipes face a eventuais incómodos que possam surgir, tendo em conta que está em causa a execução de operações materiais indispensáveis à melhoria da prestação do serviço público”, informa a autarquia que acrescenta que esta medida, do executivo liderado por Rosa Palma pretende “promover a modernização administrativa, assegurar a desburocratização de procedimentos e melhorar o funcionamento dos serviços municipais da Câmara Municipal de Silves, no âmbito da prestação de um serviço público essencial, no domínio da água e saneamento”.

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