Home / Sociedade / Educação / Cerca de 120 alunos de Silves e Messines tiveram Orientação Escolar e Profissional

Cerca de 120 alunos de Silves e Messines tiveram Orientação Escolar e Profissional

O Programa de Orientação Escolar e Profissional, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Silves, entre fevereiro e maio de 2016, pelo sector de Psicologia da Câmara Municipal de Silves, envolveu cerca de cerca de 120 alunos do 9º ano de escolaridade, mais especificamente oriundos da EB2,3 João de Deus e da EB2,3 Dr. Garcia Domingues.

?

 

“Esta atividade enquadrou-se num dos objetivos definidos nas estratégias de intervenção do Gabinete Municipal de Psicologia Escolar (GaMPE) para o ano letivo 2015/2016, tendo em vista proporcionar aos alunos do 9º ano um espaço que lhes permitisse explorar os seus interesses, as suas aptidões, bem como as opções que têm à sua disposição aquando do ingresso no ensino secundário.

 

 

A ação foi desenvolvida em fases distintas, que envolveram sessões com os Encarregados de Educação e os alunos. Com os jovens foram abordados temas como: o levantamento das necessidades, informação sobre as ofertas formativas; conhecimento de si (autoexploração); profissões e tomada de decisão.

Para além das sessões, foram aplicados testes vocacionais IPP – Inventário de Interesses Profissionais e BPRD – Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial, tendo os resultados destes sido devolvidos sob a forma de relatório.
A dinamização do Programa decorreu de forma positiva, tendo-se conseguido cativar e manter a atenção dos participantes ao longo dos diferentes momentos, bem como estimular a participação de todos os intervenientes, através da partilha mútua de dúvidas e expetativas” , informa a Câmara Municipal.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Informação do Município chega às escolas

A Câmara Municipal de Silves, através do seu sector de Juventude, instalou cinco placards informativos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *