A questão da propriedade do terreno que abrange uma parte da praia de Armação de Pêra foi abordada na Assembleia da República, por iniciativa do deputado do PCP, Paulo Sá.
Foi questionado o ministro do Ambiente sobre as medidas que irão ser tomadas “com vista à defesa da legalidade e da prossecução do interesse público, nomeadamente, reivindicando para o Estado a titularidade do direito de propriedade sobre o terreno situado no areal da Praia de Armação de Pêra”.

Lembre-se que em dezembro de 2012 um terreno de cerca de 38 mil metros quadrados, abrangendo uma fatia da praia de Armação de Pêra, foi vendido pela família Sant’Anna à sociedade Praia da Cova- Realizações Turísticas SA, por 200 mil euros.
A propriedade deste terreno no qual se encontram os abrigos dos pescadores, a lota, estabelecimentos comerciais, o antigo campo de futebol e outras instalações tem sido discutida, nomeadamente pelo atual executivo da Câmara Municipal de Silves que considera que este terreno pertence ao domínio público do Estado e não a particulares.
Entretanto, o deputado Paulo Sá esteve também em visita a Armação de Pêra, tendo promovido um encontro com pescadores locais, para uma troca de impressões.