Home / Desporto / Francisco Labisa – Jovem atleta da Casa do Povo de Messines é grande revelação na ginástica

Francisco Labisa – Jovem atleta da Casa do Povo de Messines é grande revelação na ginástica

Francisco Labisa tem 10 anos e um sorriso tímido. Mas este ano foi o único atleta do país a conquistar duas medalhas individuais, no Campeonato Nacional, em Duplo Mini Trampolim, onde alcançou o 1º lugar, e no Tumbling, o 3º lugar.
O seu professor, Paulo Monteiro Pinto, responsável pela ginástica na Casa do Povo de Messines, desde 2008, aponta-lhe um talento fora do comum e condições para continuar a progredir.

Este jovem, que já destacara anteriormente noutras provas, começou o seu percurso na ginástica por volta dos sete anos, estimulado pela mãe. Conta o professor Paulo Pinto que na primeira vez em que participou numa prova, acabou por ficar um pouco “triste” porque, apesar de ter sido o melhor atleta, não ganhou nenhuma medalha, consequência do regulamento que “proíbe a seriação individual nos infantis”.

Francisco Labisa no pódio ( Foto de Bruno Sequeira)
Francisco Labisa no pódio ( Foto de Bruno Sequeira)

Na época de 2013/14 teve a nota individual mais alta quando a equipa da Casa do Povo foi Campeã Nacional de Duplo Mini- Trampolim e Tumbling. Em 2014/15, na Ginástica Acrobática, conseguiu o título de Campeão Nacional, juntamente com Raquel Coelho. Na época de 2015/16, de uma só vez conquistou duas medalhas. Que juntou às “20 e tal” que já tem em casa…
Com base nestes resultados, caso já tivesse 11 anos, Francisco Labisa seria seguramente chamado para representações internacionais, considera Paulo Pinto.

 

 

A classe de ginástica da Casa do Povo junta hoje mais de 100 atletas, dos 5 aos 19 anos, que têm conquistado vários títulos, individuais e coletivos, que impulsionam e estimulam os atletas, professores e pais. Só com a união destes elementos tem sido possível prosseguir este trabalho, destaca Paulo Pinto, que sublinha ainda as boas condições que a Casa do Povo tem para a prática deste desporto. À parte o inconveniente de “ter de estar a montar e a desmontar” o equipamento, para o pavilhão onde treinam ser usado para outras funções, as condições são “das melhores do Algarve”, com “aparelhos de última geração”, nomeadamente o “duplo mini trampolim que foi o segundo a vir para Portugal”. Condições, diz Paulo Pinto, que permitem “atacar em todas as frentes”. Ou seja, desenvolver a ginástica em várias vertentes e de forma a incluir mais jovens, desde aqueles que “apenas gostam de apresentações” até àqueles que têm condições e que querem entrar nas competições. O objetivo, diz este responsável “é poder dar a todos os que cá estão a possibilidade de fazerem o que gostam”.

Francisco Labisa e o professor Paulo Pinto
Francisco Labisa e o professor Paulo Pinto

Para os que querem competir, o caminho é naturalmente mais difícil. Há que treinar, ter disciplina e conseguir ultrapassar o receio natural que alguns exercícios provocam.

 

Francisco Labisa que tem um gosto particular pelo tumbling, onde faz exercícios como saltos mortais e piruetas, diz que não tem medo. Por vezes acontecem acidentes, como em qualquer desporto, e Andreia Martins, também um grande valor da ginástica da Casa do Povo, ainda está a recuperar de uma fratura do pé, como conta quando casualmente se junta à conversa… A motivação certa na altura certa é a chave deste processo, explica Paulo Pinto. É mais fácil para atletas que começam, “numa fase mais tenra” e depois é seguir o caminho “do mais simples ao mais complexo, com base no reforço positivo e na confiança”.
Há por vezes atletas que regridem, depois de uma queda ou lesão… Outros há em que o espírito competitivo se impõe. “Se cair, levanto-me”, diz Francisco Labisa.
Esta característica é das que mais contribui para o sucesso que Francisco tem alcançado, uma vez que compete nas provas de duplo mini trampolim a “prova rainha da ginástica, onde há mais participação a nível nacional” acrescenta Paulo Pinto.

No dia da nossa reportagem, estava agendada a participação de Francisco no Campeonato Nacional de Trampolim, que decorreu no dia 14 de maio, em Viana do Castelo. Uma prova em que o jovem atleta conquistou mais um título, o 2º lugar em trampolim individual.
Daí para a frente logo se verá. Com tudo a correr de feição, novas medalhas chegarão com certeza.

 

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Obras no Estádio Dr. Francisco Vieira avançam ainda este ano

As obras de reconstrução da cobertura da bancada do Estádio Dr. Francisco Vieira, que foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *