Home / Desporto / Escolher o calçado desportivo de forma a evitar lesões

Escolher o calçado desportivo de forma a evitar lesões

Escolher o calçado adequado para cada tipo de pé é meio caminho andado para evitar lesões e usufruir de todos os benefícios da corrida.
Nuno Corte Real, Coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital de Cascais, salienta a importância da escolha correta do calçado com base no peso do corredor e no tipo de piso.

calçado desportivo
“Mais importante que as inúmeras caraterísticas individuais que o calçado deve ter, desde a cor, design, tamanho, formato e marca, há dois aspetos que são fundamentais na hora de escolher o melhor calçado, falamos do peso do desportista e do tipo de piso onde se vai praticar desporto”, revela Nuno Corte Real.

E acrescenta: “O peso da pessoa é um fator de extrema importância, na medida em que a corrida multiplica o impacto do peso do corpo entre três a seis vezes. Por exemplo, num indivíduo de 60 quilos, o calçado terá de suportar um impacto mínimo de 180 quilos, multiplicado pelo número de quilómetros feitos pela pessoa. Um reforço de dez por cento nos elementos amortecedores, caraterística muito importante a ter em conta já que absorve o impacto inicial, onde se exerce a maior pressão, reduz em cerca de 20 quilos a força no impacto de uma pessoa de 70 quilos”.
“O tipo de piso é outro aspeto fundamental mas nem sempre é possível que as pessoas comprem vários tipos de calçado de acordo com o tipo de piso. Deve ser considerado o piso que se utiliza com mais frequência e recomenda-se o calçado com maior tração para a terra batida, com maior capacidade de amortecimento na corrida em alcatrão e, se o local escolhido for a praia, que permita amortecer o impacto na areia”, alerta o especialista.
A corrida ou caminhada são atividades aconselhadas a todo o tipo de pessoas independentemente do aporte físico e da idade. Estes exercícios promovem a melhoria da condição física, ajudam a manter o peso ideal, diminuem os níveis de stresse e ansiedade e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. No entanto deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar uma atividade desportiva.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Congresso de Pneumologia no Algarve alerta para esta doença mortal

De acordo um com estudo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), doentes idosos e com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *