Home / Sociedade / Cultura / Presidente da Comunidade Muçulmana de Lisboa, em conferência em Silves

Presidente da Comunidade Muçulmana de Lisboa, em conferência em Silves

conferencia celas“A Comunidade Muçulmana em Portugal” será o tema de uma conferência por Abdool Vakil e moderada por Mostafa Zekri que se realiza em Silves, no dia 30 de abril, às 16 horas, na Sede do Centro de Estudos Luso-Árabes, Casa da Cultura, Lg. da República.

Nesta palestra, organizada pelo Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, serão abordados diversos aspetos da presença da vida das comunidades muçulmanas, desde 711, quando o Islão estava presente na Península Ibérica, até 1492, altura em que muçulmanos e judeus foram expulsos de Portugal pela Inquisição.
Será também abordada a constituição de novas comunidades muçulmanas, a partir de 1950, e sobre depois do 25 de abril de 1974 e da descolonização.
Quais as origens étnicas dos cerca de 40 a 50 mil muçulmanos que vivem hoje em Portugal, como se integraram e como reagem “no dramático contexto atual de terrorismo internacional em nome do Islão” e “como se comportam os outros portuguese em relação a essas comunidades” – serão outros dos temas abordados.

 

O orador, Abdool Vakil, economista e banqueiro, é presidente da Comunidade Muçulmana de Lisboa desde há décadas e tem-se notabilizado pela sua constante intervenção em prol do multiculturalismo e do diálogo interreligioso tanto no país como no estrangeiro.

A iniciativa tem os seguintes apoios: Comunidade Muçulmana de Lisboa, Direção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Silves, CLA de Silves (universidade Aberta), Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Silves.
A entrada é livre.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Cáritas promove de novo “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”

A Cáritas Portuguesa lança, pelo 15º ano consecutivo, a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – …