Home / Opinião / Desenvolvimento mental saudável

Desenvolvimento mental saudável

Disse Albert Einstein:- “A palavra progresso não tem qualquer sentido, enquanto houver crianças infelizes.”

E os ares estão atordoando com notícias de crianças infelizes: umas, arrastadas pelas estradas, ao frio e à fome, musicadas pelos lamentos dos que as arrastam; muitas outras, em seus pobres lares, onde o sofrimento, a raiva, a miséria, se instalaram, com o desemprego e outros problemas dos pais durando, durando; outras, em seus lares parecendo bem, vivem sem a ternura adequada, em ambiente de desamor, de despique entre adultos, também vitimados, sei lá quanto; outras, agora, vincasse-se-lhes a solidão, com a ilusão de acompanhamento pelo telemóvel e outros objetos, com jogos, joguinhos, manigâncias, instalando-se-lhes como vício.
Claro que, não sou contra o telemóvel. Sim, contra o humano anular-se no caminho de depender de qualquer robot, a ele escravizando-se. Perigoso, muito perigoso, porque se lhes anula as capacidades de criar, de empreender, de ser. Até em certas refeições diárias das famílias que proporcionavam o encontro, o bom relacionamento entre todos os do núcleo familiar, agora, vai-se perdendo o benefício. Quantas vezes, cada um senta-se à mesa já com o telemóvel na mão e daí a pouco, chama ou é chamado por alguém a quilómetros de distância, absorve-se, isola-se, escraviza-se; numa visita a amigos para aquecer e ser aquecido no convívio, daí a pouco, um ou todos puxam do telemóvel, absorvem-se, isolam-se, escravizam-se; a guiar veículo, de repente, chama alguém ou é chamado, completamente alheio aos problemas que pode provocar, absorve-se, isola-se, escraviza-se. Causas e mais causas!… Evitemos dar às crianças maus exemplos, quantas vezes com a incrível exclamação:-“ Enquanto estiver entretido, não me chateia !”

Na verdade, o cérebro é poderoso e muito dependendo do que se lhe for dando. Imagine-se:- Quando se lê qualquer texto as ligações que se estabelecem entre os seus vários neurónios (células nervosas com seus prolongamentos de transmissão entre si) permitem, em simultâneo, distinguir as letras, as palavras, os significados das frases, a guarda na memória do que interessar.
À medida que o encéfalo (parte do sistema nervoso contido no cérebro) vai progredindo, também sucede o desenvolvimento motor da criança, etapa em que o contato físico desempenha papel importante, segundo os cientistas da Universidade de Havard (Estados Unidos). Tal como proporcionar à criança ambiente harmonioso e desenvolvimento mental saudável. Cientistas fizeram estudos com ratos, separaram-nos das progenitoras, em idade precoce, e verificaram que apresentaram défice de mielina, sobretudo no córtex pré-frontal, zona relacionada com a personalidade e cognição o que afeta negativamente a sua memória e as suas capacidades sociais, padrões semelhantes, afirmam, aos observados em crianças que não receberam dos pais atenção adequada.
Ramy Bruno, professor no Instituto Kavil, Columbia, EUA, diz:-“Os problemas costumam surgir porque os mecanismos de aprendizagem abrandam.”
Não abrandam, faltam, ardilosamente.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Alterações de trânsito em Messines- calvário começou há 14 anos!

Foi em setembro de 2003 que a Câmara de Silves implementou um conturbado processo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *