Home / Concelho / Projeto Watt? – projeto artístico para a comunidade – é apresentado em Messines

Projeto Watt? – projeto artístico para a comunidade – é apresentado em Messines

No dia 22 de abril, é apresentado em S. Bartolomeu de Messines o projeto WATT? – um projeto artístico promovido em parceria pela Fundação EDP e pelo LAC – Laboratório de Actividades Criativas na região do Algarve, com o financiamento da Fundação EDP e produção do LAC.

CARTAZ-WATT-edp-conversas-messinesA apresentação do projeto e dos artistas envolvidos será feita na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, no dia 22 de abril, às 19h.

Este projeto surge integrado nas Residências Artísticas Comunitárias Fundação EDP, um projeto de arte pública em meio rural, de âmbito nacional e orientação para territórios de baixa densidade, como instrumento de inclusão social.

WATT? visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local, através da realização de obras de arte pública em meio rural.

 

O desafio foi lançado e aceite com entusiasmo nas seguintes localidades, tendo a preocupação de abranger todo o Algarve, do barlavento para sotavento: Vila do Bispo, Barão de São João, Mexilhoeira Grande/Figueira, São Bartolomeu de Messines, Alte e Alportel.

No âmbito deste projeto serão produzidas 20 obras de arte, nas quais se incluem intervenções dos artistas com a participação da comunidade e intervenções conjuntas dos artistas :

ARTISTAS CONVIDADOS

Jorge Pereira – http://nothanks-stencil.blogspot.com
Mariana A Miserável – www.marianaamiseravel.com
Menau – www.menau.com
Padure – www.padure.org
Susana Gaudêncio – www.susanagaudencio.com
Tiago Batista – www.tiagobatista.net
Xana- www.xana.tv

SOBRE O LAC
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. O edifício projetado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento é um local com história fazendo parte integrante da cidade. Construído com outros objetivos, revela actualmente uma dicotomia interessante entre prisão/ reclusão VS espaço de criatividade/ liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história.

A associação é um espaço de residências artísticas que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objetivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.
Desenvolve diversos projectos internacionais, como ARTURb – Artistas Unidos em Residência, ROOTS e KICK IN THE EYE.
Em 2012, inaugura a Galeria LAR, espaço de tertúlia e partilha nas diferentes vertentes artísticas. A Galeria é parte integrante do edifício destinado a alojar artistas integrados nas residências do LAC.
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/ Direcção Geral das Artes.

INFORMAÇÕES
WATT?
https://www.facebook.com/WATT-um-projeto-artístico-para-a-comunidade-595740513925731

LAC – Laboratório de Actividades Criativas
www.lac.org.pt
geral@lac.org.pt
www.facebook.com/lac.lagos

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Em Silves: Rua 25 de abril interrompida e outras com acesso condicionado

A Câmara Municipal de Silves informa que a partir de segunda-feira, dia 20 de novembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *