Home / Sociedade / História & Património / Percursos pelo património assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Percursos pelo património assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado no concelho com  propostas do Sector de Património da Câmara Municipal de Silves.

cartaz DIMS_2016 Silves 2

 

Assim, no dia 16 de abril, será realizado o “Percurso Arqueológico de Vale Fuzeiros”, na freguesia de Messines. Propõe-se uma caminhada, a partir das 9h30, durante a qual poderão ser vistos “monumentos megalíticos, sepulturas escavadas na rocha e património vernáculo sem esquecer fauna e flora”.

 

No dia 18, a caminhada, que começa às 9h30 junto às Piscinas Municipais, percorre a zona urbana de Silves, num percurso de cerca de 4km, que levará os participantes à “descoberta do património histórico” da cidade: Rio Arade, Mercado Municipal, Ponte Medieval, Fábrica do Inglês, Casa do Gregório Mascarenhas, Cruz de Portugal, Porta da Traição, Castelo, Aljibe, Ruinas Arqueológicas do Castelo, Cisterna dos Cães, Igreja da Misericórdia, Sé de Silves, Cisterna da rua do Castelo, Pelourinho, Muralhas Portas da Almedina, Edifício da Câmara Municipal, Igreja dos Mártires.
Com grau de dificuldade baixo, a iniciativa dirige-se ao público em geral e aos participantes do projeto Desporto Sénior. A participação é livre, mas sujeita a marcação prévia e um máximo de 25 pessoas.

O programa de comemorações termina com a abertura da exposição de Fotografia “Pausas no Caminho”, de Paulo Simões, no complexo das Piscinas Municipais de Silves. A mostra conta com cerca de três dezenas de fotografias em que a bicicleta de um ciclista é retratada em diferentes cenários patrimoniais e naturais e poderá ser visitada até ao dia 30 de julho.

As inscrições para o percurso e caminhada devem ser feitas através dos contactos: 282440854; ou patrimoniocultural@cm-silves.pt

Desporto, um Património Comum

Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), que se comemora a 18 de abril, é subordinado ao tema Desporto, um Património Comum, com a finalidade de enaltecer a importância cultural e social do desporto, destacar o papel insubstituível, ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Vítor Bacalhau fez pré-lançamento do seu novo trabalho no 20º aniversário da Casa-Museu João de Deus

O músico Vítor Bacalhau encerrou as comemorações do 20º aniversário da Casa-Museu João de Deus, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *