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Silves volta a querer ser Capital da Laranja

A nova imagem lançada pela Câmara Municipal de Silves para promover a laranja do concelho foi apresentada no dia 9 de abril. O local escolhido para esta apresentação – o Castelo de Silves – está também representado nessa imagem, no recorte inferior da laranja.
O novo símbolo representa uma laranja cortada, identificando-se com clareza os gomos, com um recorte na parte inferior, correspondendo ao perfil do Castelo de Silves.

Rosa Palma, presidente da CMS, ao lado da nova marca
Rosa Palma, presidente da CMS, ao lado da nova marca

Promove-se assim “ a associação direta e imediata entre aquele que é o elemento patrimonial de Silves mais conhecido, o castelo e o fruto laranja”, como disse a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma.
Na sua intervenção, a presidente realçou o peso económico que o sector da citricultura tem no concelho, com cerca de 2200 agricultores, ocupando uma área de mais de 6000 hectares, sendo “uma significativa fonte de riqueza”.
A laranja que é “o segundo fruto mais consumido do mundo”, apenas ultrapassado pela maçã, encontrou no concelho de Silves uma conjugação de fatores favoráveis, como o clima e o solo que permitem que aqui prosperem várias espécies de citrinos “com características excecionais”, como defendeu Rosa Palma.
A criação desta marca por parte da Câmara de Silves pretende, acima de tudo, “dar uma nova visibilidade ao produto”, “promover o território “ e “estimular a produção de citrinos” sendo que estes passam a dispor de uma identidade própria que só pode ser usada pelos agricultores do concelho.
Caracterizando a laranja de Silves como um “produto que promove sentimentos”, Rosa Palma reforçou a ideia de defender “o caráter e identidade únicas deste produto emblemático do concelho”.

Lançada a marca será necessário agora divulgá-la, não só junto dos agricultores e produtores do concelho, mas também junto dos consumidores, um trabalho que a Câmara Municipal pretende desenvolver ao longo de todo este ano, com várias ações promocionais e outras, que culminarão num “grande evento dedicado exclusivamente à laranja”, a realizar no mês de novembro.

laranja publico 2

A seguir à intervenção da presidente Rosa Palma foi divulgado um vídeo promocional da laranja, da autoria do realizador silvense João Rosa Ribeiro com a colaboração de diversos voluntários . doce laranja 2

De referir ainda que esta cerimónia contou com a presença de diversas entidades regionais, empresários, autarcas, produtores e agricultores.

 

Aos mesmos foi servido um doce de laranja e um saboroso sumo de laranja, a atestarem a qualidade dos produtos silvenses.

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