Home / Sociedade / Cultura / Dia Nacional dos Centros Históricos com programação em Silves

Dia Nacional dos Centros Históricos com programação em Silves

Várias atividades gratuitas e abertas à população assinalam em Silves o Dia Nacional dos Centros Históricos, no dia 28 de março.
Com o objetivo de alertar para a preservação e valorização do património histórico, assim como a sua divulgação, a autarquia preparou um programa especial de atividades que irão decorrer no centro histórico de Silves.

O programa terá início pelas 9h30 com a ação “Particularidades Intramuros”, onde técnicos municipais estarão em locais distintos do centro histórico, abordando visitantes, por forma a divulgar particularidades sobre a riqueza patrimonial da cidade de Silves. A atividade decorre das 9h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Já a partir das 10h30 serão dinamizadas, em diversos locais da cidade, as ações “Ecos do Grés” e “Entre Ruas, Ruelas e Pautas”. Aqui será proposta aos visitantes uma pausa para que desfrutem do centro histórico ao sabor de uma seleção de textos de índole poética (por Sónia Pereira) e vivenciem, de forma singular, o centro histórico através de apontamentos musicais (por Eduardo Ramos).
Esta iniciativa decorre nos seguintes locais e horários: 10h30 – escadarias da Sé; 11h30 – largo do Município; 14h30 – entrada do Castelo; 15h30 – escadaria da Igreja da Misericórdia.
“Veja, Viva e Prove” é outra das ações que decorrerão neste dia, entre as 10h e as 16h30. Trata-se de uma iniciativa promocional que consiste na oferta de uma prova de vinho a quem adquirir um bilhete conjunto para visitar o Castelo e o Museu Municipal de Arqueologia, dando, assim, a conhecer ao visitante um produto local (vinho) e, simultaneamente, promover a visita a dois espaços existentes no centro histórico (Castelo e Museu de Arqueologia).

Já no Largo da Sé haverá “Uma aventura no centro histórico… jogos, criatividade e diversão”, onde, das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30, se promoverão várias atividades lúdicas e educativas, entre as quais visitas de sensibilização intramuros, jogos (malha, petanca, arcos, estafeta com perícia e manipulação) e atividades de criação artística. Esta atividade está sujeita a inscrição prévia e é limitada a um máximo de 30 participantes.
O telefone 282 444 854 ou do endereço de correio eletrónico patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos disponíveis do sector de Património Histórico da CMS para o fornecimento de informações adicionais sobre as comemorações em geral e inscrições para a atividade “Uma aventura no centro histórico… jogos, criatividade e diversão”.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Concerto de beneficência em Silves

Numa iniciativa promovida pelo Silves Rotary Club, o Teatro Mascarenhas Gregório acolhe no próximo dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *